POLÍTICA
Sessão da Câmara discute internet e TV digital nesta quinta
Editora-chefe e coordenador do Paraíba1 participaram da sessão especial. Vereador Tavinho Santos (PTB) foi o autor da proposta em homenagem aos 20 anos da internet.
Publicado em 12/11/2009 às 13:11
Da Redação
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na manhã desta quinta-feira (12) uma sessão especial que debateu o avanço da tecnologia e os 20 anos da invenção da Internet, além das políticas de inclusão digital e o surgimento da TV digital.
“Essa iniciativa da Câmara é louvável pois é um reconhecimento da sociedade, como um todo, de que a Internet já é um meio de destaque, que permite à população agilidade, qualidade e veracidade nas informações”, afirmou Tatiana Ramos, editora-chefe do Paraíba1.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada em 2008, três em cada dez residências possuem Internet. Cerca de 11,6% dos domicílios do Nordeste estão conectados à rede.
O vereador Tavinho Santos (PTB), autor da proposta da sessão especial, afirmou que a Internet revolucionou a forma de se comunicar. “Nosso maior desafio é fomentar a inclusão digital pois ela é o caminho para a sociedade da informação”, afirmou.
O coordenador do Paraíba1, Rayner Holmes, participou da sessão e informou que a Paraíba ocupa o 4º lugar (10.229) no ranking dos Estados nordestinos que possuem domínios na internet. Em primeiro lugar está a Bahia, em segundo o estado de Pernambuco e em terceiro o Ceará.
"Em 1996 existiam apenas 85 sites de origem brasileira, já em 2009 o número subiu para mais de um milhão de sites", afirmou Rayner. O coordenador levantou uma reflexão sobre a verba paga pelos sites. "Cada domínio paga por ano R$ 30 e essa verba é encaminhada à São Paulo. Acredito que a distribuição deve ser descentralizada e a verba seja investida nos Estado de origem dos sites", concluiu.
O Paraíba1 teve 420 mil acessos no mês de outubro deste ano. A editora-chefe do portal de notícia falou sobre a maior dificuldade do jornalista online. “O grande desafio, hoje, é tentar trabalhar da melhor maneira possível a informação como um produto que seja interativo", explicou Tatiana Ramos.
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