POLÍTICA
TRE mantém no cargo prefeito de Mulungu, cassado em 2011
Cassado sob acusação de abuso de poder político, prefeito de Mulungu continua no cargo por força de liminar.
Publicado em 07/07/2012 às 6:00
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) manteve ontem a liminar que suspendeu a cassação do prefeito de Mulungu, José Leonel de Moura (PSDB). Ele teve o mandato cassado em novembro de 2011 pela juíza Thana Michelle Carneiro, da 46ª Zona Eleitoral, sob a acusação de abuso de poder político nas eleições de 2008.
O prefeito se manteve no cargo por força de liminar concedida pelo desembargador José Di Lorenzo Serpa e agora ratificada pelos membros da Corte Eleitoral. A ação contra José Leonel de Moura foi movida pelo segundo colocado nas eleições, Achiles Leal Filho. De acordo com a acusação, ele teria utilizado um programa de rádio da prefeitura de Mulungu para divulgar seus projetos eleitorais e pedir votos à população.
Em sua decisão, a juíza cassou os diplomas do prefeito e também do vice, Ricardo Bandeira Ferraz, e decretou as suas inelegibilidades. Ela ainda decidiu aplicar uma multa de 10 mil Ufirs aos dois. A juíza Thana Michelle determinou também a posse do segundo colocado nas eleições. Com a liminar mantida pelo TRE, José Leonel permanece no cargo até o julgamento do recurso contra a sua cassação. Ele está concluindo o seu segundo mandato como prefeito de Mulungu, não podendo mais concorrer ao cargo de prefeito.
Comentários