icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TRE marca novas eleições em Soledade para 1º de setembro

Eleições devem ocorrer no dia 1º de setembro por meio do sistema eletrônico de votação e de totalização dos votos.

Publicado em 19/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:35

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou ontem as instruções para a realização de nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Soledade, no Agreste. A Resolução, que ainda será publicada no Diário da Justiça Eletrônico, define que as eleições ocorram no próximo dia 1º de setembro (domingo), por meio do sistema eletrônico de votação e de totalização dos votos. O novo pleito será realizado em virtude da cassação do ex-prefeito José Bento Leite (PT) e a vice Fabiana Gouveia (PMDB) por conduta vedada.

A Resolução determina que estarão aptos a votar os eleitores constantes do Cadastro Eleitoral em dia 9 de maio de 2012 e só poderá participar da eleição o partido que, até 1º de setembro de 2012, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e possua, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, de acordo com o respectivo estatuto.

Conforme o calendário eleitoral, as convenções para escolhas dos candidatos serão realizadas nos dias 20 e 21 de julho, nelas podendo concorrer o eleitor que possuir domicílio eleitoral no município pelo prazo de, no mínimo, um ano antes da data da nova eleição e estiver com a filiação deferida pelo partido político no mesmo prazo, se o estatuto partidário não estabelecer prazo superior.

O prazo para solicitação ao juízo da 23ª Zona Eleitoral do registro dos seus candidatos pelos partidos políticos ou coligações, mediante o sistema CAND, termina às 14h do dia 23 de julho de 2013.

A propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia 24 de julho e deve ser encerrada no dia 30 de agosto (divulgação paga, imprensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso) e no dia 31 para propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h.

PARTIDOS DEFINEM HOJE CANDIDATOS A PREFEITO

De olho no prazo das convenções municipais que podem ser realizadas até domingo, os partidos políticos de Soledade reúnem hoje as lideranças e a militância para definir os candidatos com vistas às eleições de 1º de setembro.

O grupo de José Bento (PT) deverá lançar a secretária de Ação Social, Vânia Leal (PR), esposa do ex-prefeito José Ivanildo. Por sua vez, o candidato da oposição pode ser Flávio Aureliano (PMN), que perdeu a disputa em 2012, para José Bento, por 423 votos.

POSSE

Ontem, o Tribunal de Justiça negou um agravo de instrumento interposto pelo vereador Lourival Delfino (PTB) e manteve a decisão da última sexta-feira (12), dando direito ao vereador Genival Matias Neto (PTdoB) para assumir a presidência da Câmara Municipal e, por conseguinte, a prefeitura de forma interina.

A cidade estava sendo administrada interinamente por Lourival Delfino, que era o presidente da Câmara. Diante da nova decisão, o petebista perde o direito de continuar exercendo o cargo de prefeito interino e volta à condição de vereador. A posse de Genival Matias Neto na prefeitura deve ocorrer hoje.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp