POLÍTICA
Três desembargadores e dois juízes se afastam do TJ e vão se dedicar às eleições
Afastamento é homologado pelo presidente do TSE, ministro Luiz Fux.
Publicado em 09/08/2018 às 15:56 | Atualizado em 09/08/2018 às 18:34
A partir desta quinta-feira (9), os desembargadores Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, Carlos Martins Beltrão Filho e Oswaldo Trigueiro do Valle Filho – presidente, vice-presidente e membro substituto designado juiz auxiliar, todos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) – serão substituídos, no âmbito do Tribunal de Justiça da Paraíba, para exclusiva dedicação à jurisdição eleitoral até o dia 12 de outubro.
Os substitutos são os juízes Tércio Chaves de Moura, Carlos Eduardo Leite Lisboa e Onaldo Rocha de Queiroga. Os magistrados foram indicados pelo Pleno do TJPB. Os desembargadores estarão afastados do TJPB até o quinto dia após a realização do 1º turno das eleições/2018, ou, na hipótese de ocorrência de 2º turno, até o quinto dia após o mesmo.
Critérios
Também ficam afastados das funções regulares a juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá e o juiz Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, também membros substitutos designados juízes auxiliares do TRE, durante o mesmo período e por igual argumentação.
O afastamento foi homologado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, com base no artigo 1º da Resolução do TSE nº 23.486/2016, que dispõe sobre o afastamento de magistrados na Justiça Eleitoral do exercício dos cargos efetivos. Entre as indicações, duas foram pelo critério de antiguidade (Tércio Chaves e Onaldo Queiroga) e uma, por merecimento (Carlos Eduardo Leite Lisboa).
Comentários