POLÍTICA
Três nomes devem disputar reitoria da UEPB
Atual reitora vai lançar um candidato. Oposição interna terá dois nomes na disputa.
Publicado em 03/04/2012 às 8:00
Três professores devem concorrer ao cargo de reitor. O pró-reitor de Planejamento, Rangel Júnior, será o candidato do grupo da reitoria Marlene Alves. A oposição interna está dividida entre dois postulantes: a ex-pró-reitora de Graduação, Eliana Maia, e o presidente da ADUEPB (Associação dos Docentes da Universidade estadual da Paraíba), José Cristovão de Andrade.
O clima ficou acirrado ontem com a distribuição de uma nota à imprensa, por Andrade, informando que a entidade “recebeu com muita preocupação a divulgação pela reitoria da UEPB das contratações dos novos concursados em caráter especial, ou seja, como visitantes, por um período de 45 dias e obrigação de assinatura pelo professor de um termo de compromisso/adesão.”
Destacou que a ADUEPB expressa sua preocupação com tais medidas pela reitoria e enviou documento solicitando as justificativas para tal ato. "Defendemos que os colegas professores se contratados, sejam pelo Diário Oficial e de forma legal e efetiva. Os professores têm apresentado preocupação com esse clima de instabilidade, vez que já se deslocaram de seus Estados, saíram dos empregos e chegaram à UEPB com seus familiares. Outra questão é a não aceitação dos exames e atestados de saúde pela PBPREV no tocante às regras do concurso".
Sobre as novas contratações e nomeações publicadas nos jornais da cidade nos dias 29-31 de março do corrente, além dos contratos de Regime de Dedicação Exclusiva, a ADUEPB “entende que tais medidas ferem a Lei 8.441 do PCCR. Exigimos explicações da reitoria sobre a forma e fonte de pagamento e a repercussão financeira na folha de pessoal de todas as contratações e nomeações”. “Cobramos o cumprimento do edital do concurso público", conclui o presidente da ADUEPB, Cristóvão Andrade.
Comentários