POLÍTICA
UFPB encerra nesta sexta inscrições de candidatos à Reitoria
As eleições estão previstas para 16 de maio.
Publicado em 16/03/2012 às 8:22
O período de inscrição das chapas que vão concorrer às eleições da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se encerra às 17h de hoje. A previsão é que pelo menos dez docentes devam garantir seus nomes na disputa para os cargos de reitor e vice-reitor. Assim que encerrar o prazo, a Comissão Eleitoral vai se reunir para já definir as datas dos debates, que acontecerão nos campi da universidade. As eleições estão previstas para 16 de maio.
Uma das chapas que já se inscreveu na última quarta-feira (14) é formada pelos professores José Rodrigues Filho, que disputa o cargo de reitor, e João Luiz Fonseca dos Santos, que concorre ao de vice. “Nós estivemos lançando um manifesto intitulado ‘Mudanças ou Continuidades na UFPB’, e também registrando nossa candidatura. No manifesto, tentamos mostrar que o atual reitor levou a instituição à surdez e à mudez. Por conta disso, os grandes problemas não foram discutidos”, afirmou José Rodrigues. “Construções e edificações não significam desenvolvimento, especialmente em uma academia”, criticou.
Os demais candidatos já anunciados são os seguintes: a professora Lúcia Guerra, apoiada pelo atual reitor Rômulo Polari; o professor Otávio Mendonça, integrante dos quadros da universidade desde 1985; o professor Luiz Renato de Araújo Pontes; e a professora Margareth Diniz.
Até ontem, o presidente da Comissão Eleitoral, professor Jonábio Barbosa, ressaltava que ainda não havia como prever o número de chapas a serem inscritas até o encerramento do prazo. “Porque esses pedidos estão sendo apresentados via protocolo geral da universidade. Depois é que eles são remetidos para a comissão. Então, a Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (Sods) só recebe os pedidos para encaminhá-los à comissão”, justificou.
Ainda de acordo com o professor Jonábio, depois que terminar o encerramento das inscrições, a comissão vai realizar uma reunião. “Marcamos uma reunião para hoje, às 17h20. Vamos deliberar sobre a homologação dos pedidos de candidatura. Na ocasião, serão definidas as datas e os locais dos debates, que são públicos. Tem que haver debates em João Pessoa, Areia, Bananeiras, Mamanguape, Rio Tinto (esses dois últimos fazem parte de um único campus)”, explicou.
Para disputar as eleições da UFPB, o candidato precisa ter, no mínimo, o título de doutor. “A chapa deve contemplar candidaturas para reitor e vice. O voto é na chapa fechada”, observou Jonábio. “Para o cargo, é preciso ter dedicação exclusiva à universidade, além de cumprir o requisito de ser professor efetivo”, completou.
Comentários