icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Valdemar cita votação de Bolsonaro em João Pessoa e insiste em união para 2024

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, ainda insiste na tese de união da direita em João Pessoa, mesmo com a oficialização do apresentador Nilvan Ferreira como pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa. Ele lembrou que o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu 'metade' dos votos, na Capital, em 2022.

Publicado em 07/11/2023 às 8:00


                                        
                                            Valdemar cita votação de Bolsonaro em João Pessoa e insiste em união para 2024
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, fala com a imprensa no Centro de Eventos e Convenções Brasil, em Brasília.. Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, ainda insiste na tese de união da direita em João Pessoa, mesmo com a oficialização do apresentador Nilvan Ferreira como pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa. O dirigente partidário já definiu que o ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga, será o nome da sigla no pleito.

Na noite desta segunda-feira (06), Valdemar disse ao jornalista Felipe Nunes, em declaração para a Rádio CBN, que o PL vai insistir na tese de união em João Pessoa. Ele lembrou a votação que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve nas eleições de 2022, quando no segundo turno obteve metade dos votos para presidente, uma diferença mínima para Lula (PT).

A leitura, é claro, é um indicativo da força que o grupo de direita teria na Capital, se fosse para a disputa de forma coesa, com chances de ir para o segundo turno.

Vamos fazer o possível para haver essa união. As divisões e brigas nunca foram boas para ninguém e não podem esquecer que o Bolsonaro fez a metade do votos em João Pessoa, ressaltou o líder partidário.

Não é a primeira vez que Costa Neto recorre a Bolsonaro para tentar unir o PL na Paraíba. Em 25 de agosto, ele já tinha dito que “Os homens são diferentes um do outro" e, naquela ocasião, considerou "normais esses desentendimentos nesse período" que antecede a eleição. "Bolsonaro é o nosso maior líder", afirmou.

A decisão de Nilvan em ser pré-candidato, porém, foi endossada pelo deputado federal Cabo Gilberto e pelo deputado estadual Wallber Virgolino (PL), que não concordam com o nome de Queiroga na disputa, por divergências com o presidente estadual da legenda, Wellington Roberto, e já tratam o assunto como “página virada”. Os três buscam entendimentos com uma nova agremiação.

A divisão é um fato

Apesar da esperança de Valdemar, os posicionamentos de Nilvan Ferreira, Cabo Gilberto e Wallber Virgolino não dão margem para dúvida. Nesse momento, não há espaço para qualquer entendimento com o PL. A grande pergunta que se faz é se uma eventual intervenção de Bolsonaro seria capaz de construir a esperada união do PL paraibano. Por enquanto, não há perspectiva de que isso vá ocorrer.

Durante o anúncio da pré-candidatura de Nilvan, nem mesmo a foto do ex-presidente foi utilizada no evento. Em tese, porque o apoio de Bolsonaro é para o ex-ministro Marcelo Queiroga. O deputado estadual Wallber Virgolino foi enfático ao dizer que o grupo trata como página virada a discussão sobre o PL.

“Temos que falar no candidato a prefeito conservador de João Pessoa, que é Nilvan Ferreira. PL ficou para trás. São águas passadas. Hoje quem não gostar de Nilvan Ferreira, de Cabo Gilberto, mas gostar de Wallber Virgolino, meu candidato é Nilvan Ferreira”, afirmou.

O que diz Marcelo Queiroga

Ao ser colocado na disputa, aliás, o ex-presidente Jair Bolsonaro deu a Marcelo Queiroga a missão de unir a direita em João Pessoa, objetivo que, a princípio, não foi alcançado. Questionado nesta segunda (06) sobre a consumação da divergência no PL, com o anúncio de Nilvan como pré-candidato, Queiroga respondeu que “O mais importante é dialogar com o povo de João Pessoa".

Ainda de acordo com Queiroga, "O Partido Liberal já tomou a sua decisão e tem o aval do presidente Jair Bolsonaro, nossa liderança maior. O nosso foco é seguir fielmente as diretrizes partidárias para conseguir nossos objetivos”.

Por hora, o que se tem é o enfraquecimento da direita para a eleição do ano que vem. Unido, esse espectro político teria potencial para ir facilmente ao segundo turno, como assinalou Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL. Dividia, a direita tem tudo para diminuir em relação ao último pleito.

Imagem

Felipe Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp