icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Vereadores querem mais vagas nas Câmaras sem reduzir recursos

Proposta de Emenda à Constituição que aumenta número de vereadores e diminui orçamento das Câmaras foi tema de reunião entre vereadores de todo o Estado.

Publicado em 17/04/2009 às 8:13

Beth Torres, do Jornal da Paraíba

Os vereadores paraibanos estão preocupados com a redução de recursos para as Câmara Municipais, que seria gerada com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/08). A PEC, que altera os limites máximos de gastos das Câmaras de Vereadores, encontra-se no Senado para votação.

Para discutir o assunto, representantes de legislativos paraibanos se reuniram na tarde de ontem, na Câmara de João Pessoa. Ao final do fórum foi criada uma comissão especial para participar no período de 22 a 24 deste mês do “Fórum Nacional de Presidentes de Câmaras Municipais de capitais”, em Belo Horizonte.

Os paraibanos revelaram durante o fórum que não se opõem ao aumento do número de cadeiras nos Legislativos, mas reivindicam que não haja a redução dos repasses.

A PEC 47/08 constitui parte do texto original da PEC 20/08, que tratava também do aumento do número das vagas de vereadores nas câmaras. O trecho da PEC que versava sobre os gastos das câmaras foi separado e transformado em uma proposta autônoma, enquanto o restante foi aprovado no final de 2008 e encaminhado à promulgação.

A Câmara dos Deputados, no entanto, recusou-se a promulgar o texto, por considerá-lo diferente daquele que havia aprovado e decidiu analisá-lo novamente.

Com a PEC Paraíba terá um aumento de 148 parlamentares, passando dos atuais 2.035 vereadores para 2.183, o que representa um acréscimo de 7,3%. Cinquenta e três Legislativos municipais paraibanos seriam beneficiados pela proposta. Com a PEC 50,8% das Câmaras dos municípios paraibanos receberão menos dinheiro para manter um número maior de parlamentares.

O vereador Durval Ferreira (PP), presidente do Legislativo da capital, disse que o fórum se constituiu em uma oportunidade para que os parlamentares discutissem a PEC e apresentassem propostas.

Ele informou que defende a regulamentação, mas não à redução dos repasses e disse que não tem condições de manter a Casa de Epitácio Pessoa funcionando com a redução do repasse. Conforme contou, hoje, a Câmara recebe anualmente R$ 20 milhões e que se reduzir esse montante “o Legislativo terá que ser entregue ao Executivo”.

Já o líder do governo na Câmara de Campina Grande, Fernando Carvalho (PMDB), que representou o Legislativo no fórum, destacou que com a redução a Casa perderia na qualidade da assessoria técnica, pois não teria como pagar os profissionais e ainda “ficaria à mercê do Poder Executivo”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp