POLÍTICA
Votos tomados de 20 siglas
Ação subscrita por partidos que perderam quadros para o PSD no STF foi negada; PSD subtraiu votos de 20 siglas.
Publicado em 29/06/2012 às 6:00
Um estudo do TSE, revelado pela Folha de S.Paulo em fevereiro, mostra que o PSD subtraiu votos de 20 siglas, inclusive do PT, mas principalmente do DEM, ex-partido de Kassab.
O senador Agripino Maia, presidente do DEM, diz que a alteração não muda o rumo das eleições municipais. "O jogo já estava jogado", afirmou, lembrando que termina sábado o prazo para as convenções partidárias para a escolha dos candidatos às eleições de outubro.
A ação negada hoje pelo STF foi subscrita por sete partidos que perderam quadros para o PSD. O relator, José Antonio Dias Toffoli, afirmou que a Constituição, quando estabelece a divisão proporcional do tempo de televisão, não limita o direito aos partidos que participaram das eleições anteriores.
Ele foi seguido por Luiz Fux, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto e Joaquim Barbosa, esse com argumento diferente. Cezar Peluso e Marco Aurélio Mello votaram contra por entenderem que a divisão do tempo de TV deveria ser igual entre os partidos.
Comentários