Confira cinco lugares incríveis para contemplar o pôr do sol no litoral paraibano

São cenários de tirar o fôlego, não só de turistas, como também dos paraibanos.

Praia do Jacaré. Foto: Divulgação

Do amanhecer ao final da tarde, no litoral paraibano, o sol é uma atração à parte. Pelo mundo afora, nossa terrinha é conhecida por receber os primeiros raios solares das Américas. Mas precisamos enaltecer que o sunset por essas bandas também merece nosso reconhecimento – e, claro, nossa contemplação. Para reforçar esse recado, reunimos aqui cinco superlugares onde você pode viver momentos incríveis observando o Astro Rei se pôr. Já adiantamos: são cenários de tirar o fôlego, não só de turistas, como também dos paraibanos. Se liga aí!

>> Veja o que fazer em João Pessoa no Guia Qual é a Boa

Praia do Jacaré

Confira cinco lugares incríveis para contemplar o pôr do sol no litoral paraibano
Foto: Cacio Murilo/MTur

Não tem como falar de pôr do sol na Paraíba, sem citar a Praia do Jacaré, em Cabedelo. Trata-se de um dos destinos turísticos mais buscados do estado. E não é por acaso. Ver as águas do Rio Paraíba refletindo o degradê do céu com o dia indo embora, é fascinante. Somando-se ao espetáculo natural, o momento traz como trilha o tradicional Bolero de Ravel, interpretado pelo artista Jurandy do Sax. O local reúne praça de alimentação, lojinhas de artesanato, bares e apresentações culturais.

Dique de Cabedelo

Dique de Cabedelo
Dique de Cabedelo. Foto: Daniell Mendes

Aproveitando o embalo em solo cabedelense, outro cantinho massa para curtir a good vibes do fim de tarde é o Dique de Cabedelo. É exatamente onde as águas do Rio Paraíba se encontram com as do Atlântico. Mais uma vez, a natureza sendo generosa por conta própria. Ver o sol indo embora de lá, vai render cenas inesquecíveis ao visitante. E aqui já deixamos uma dica: as fotos tiradas do próprio Dique são belíssimas. Mas elas podem ficar ainda melhores, se você se posicionar na praia de Miramar, que fica ali do lado. Aí terão o mar, o dique com o farol, o sol e o céu alaranjado num só enquadramento. É para fazer o registro e mandar emoldurar, hein?

Hotel Globo

Confira cinco lugares incríveis para contemplar o pôr do sol no litoral paraibano
Foto: Felipe Gesteira

Que tal curtir o sunset de onde a capital paraibana começou? O Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa, é o destino. O prédio é precioso: foi construído em 1929 e, desde 1978, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba. O edifício não acomoda mais hóspedes, mas recebe visitantes o ano inteiro. De lá, o pôr do sol tem como cenário o Rio Sanhauá, berço da capital paraibana e um dos principais afluentes do Rio Paraíba (sim, aquele mesmo que deságua em Cabedelo!). Para tornar tudo ainda mais especial, toda sexta-feira a prefeitura pessoense promove no Hotel o projeto “Sol Maior”, oferecendo apresentações musicais ao vivo. Tudo de graça.

Sky Bar

Sky Bar em João Pessa
Foto: Igor do Ó/Divulgação

Aqui é uma opção para quem quer contemplar o pôr do sol em João Pessoa tomando bons drinks. E não é de qualquer lugar: é em um rooftop localizado a 145 metros de altura! Essa experiência exclusiva é proporcionada pelo Sky Bar, considerado o mais alto do Nordeste. De cima do Complexo Tour Geneve, no Altiplano, é possível ter uma visão privilegiada da capital paraibana. Curtir o sunset de lá é algo realmente inesquecível! O local está aberto ao público de terça a domingo, das 15h à 0h. A entrada custa R$20, por pessoa.

Praia de Pontinha

Praia da Pontinha, em Pitimbu
Praia de Pontinha, em Pitimbu. Foto: Divulgação

No Litoral Sul, um cantinho espetacular é a Praia de Pontinha, no distrito de Acaú, em Pitimbu. Por lá, o melhor cenário para o fim de tarde é o Rio Goiana, que separa os estados da Paraíba e Pernambuco. A encosta dele concentra várias opções de bares e restaurantes, onde são servidos pratos típicos da culinária regional – em especial, os que trazem frutos do mar como protagonistas, a exemplo do marisco, que tem forte cultivo local. Mas falando em protagonismo, vamos voltar ao pôr do sol… Não bastasse o céu alaranjado refletindo na água, o Rio Goiana é comumente usado para ancorar embarcações pesqueiras. Os barcos tornam a paisagem ainda mais bela, no sunset. Vale a pena conhecer e fazer muitas fotos e vídeos por lá!