icon search
home icon Home > qual a boa?
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

QUAL A BOA?

Campanha com Juliette e Duda Beat é cancelada após acusação de plagiar projeto de Emicida

Bauducco explicou que Juliette e Duda Beat foram apenas intérpretes da canção e não participaram da criação da campanha. A empresa afirma que seguirá dialogando com os artistas envolvidos.

Publicado em 18/10/2023 às 19:31


                                        
                                            Campanha com Juliette e Duda Beat é cancelada após acusação de plagiar projeto de Emicida
Juliette e Duda Beat em "Magia Amarela" | Foto: Reprodução/X

A empresa Bauducco cancelou a campanha “Magia Amarela” protagonizada pela paraibana Juliette e a pernambucana Duda Beat após lançamento de música de mesmo nome e acusações de plágio do projeto "AmarElo", de Emicida, lançado em junho de 2019. A informação foi divulgada através de nota enviada pela assessoria de imprensa. (confira a nota na íntegra ao final do texto)

Em nota, a Bauducco afirma que após os questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a empresa optou pelo cancelamento da campanha e "seguirá dialogando com os artistas envolvidos".

A Bauducco também ressaltou que as artitas foram apenas intérpretes da música “Magia Amarela” e não participaram da criação da campanha.

Leia também:Confira vezes em que Juliette foi acusada de plágio

A polêmica começou logo depois do lançamento do single, amplamente divulgado por Juliette e Duda Beat nas redes sociais. Os internautas passaram a apontar o suposto plágio, citando semelhanças na letra da música, cenário fotográfico, fonte da arte de divulgação e o conceito geral do trabalho.


				
					Campanha com Juliette e Duda Beat é cancelada após acusação de plagiar projeto de Emicida
Comparação entre os trabalhos de Emicida e Juliette e Duda Beat | Reprodução/Internet. Comparação entre os trabalhos de Emicida e Juliette e Duda Beat | Reprodução/Internet

O músico e irmão de Emicida, Evandro Fióti, que trabalha com ele, fez uma transmissão ao vivo no Instagram, onde falou sobre o assunto. Fióti ressaltou a gravidade do suposto plágio, já que “Amarelo”, de Emicida, ganhou o Grammy Latino somente depois de anos de trabalho.

Tem banda de artista branca que a gente encontra em todo lugar, que mal lança um disco e já ganhou Grammy. A gente levou 12 anos pra ganhar um Grammy e o trabalho que a gente ganhou acabou de ser roubado conceitualmente”, disse.

Depois da acusação, Juliette divulgou uma nota sobre o assunto, afirmando que a música era parte de uma campanha publicitária. Disse também que sua equipe entrou em contato com os contratantes para maiores esclarecimentos.

https://twitter.com/juliette/status/1714626674719867023

Posicionamento da Bauducco

A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.

A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.

Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.

Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.

Imagem

Gabriella Loiola

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp