Cangaço Novo: conheça locais onde a série foi gravada

Cidades como Cabaceiras, Campina Grande, Queimadas e Pocinhos receberam elenco de Cangaço Novo.

Canyons de Coqueirinho em Cangaço Novo

Menos de um mês após o lançamento da série Cangaço Novo, a produção segue ocupando destaque e é uma das mais assistidas do Prime Video. Várias cenas foram gravadas em cidades paraibanas como Cabaceiras, Campina Grande, Queimadas e Pocinhos, na Paraíba, e em municípios do estado vizinho Rio Grande do Norte.

O Jornal da Paraíba reuniu alguns registros de cenas ambientadas na Paraíba e no Rio Grande do Norte (confira abaixo).

***Atenção! A partir daqui, spoilers de Cangaço Novo. Veja por sua conta e risco***

Campina Grande

A Rainha da Borborema, Campina Grande, também está na série do Prime Video. O maior assalto a banco retratado na produção foi filmado em um prédio onde já funcionou uma agência do Banco do Brasil, e atualmente funciona uma academia.

A primeira cena (veja na imagem abaixo) mostra o local à luz do dia, quando Ubaldo e Dinorah buscam informações de extratos bancários.

Cangaço Novo
Ubaldo em cena gravada em Campina Grande, em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

O grande assalto ocorrido no banco acontece à noite (veja na imagem abaixo). Na época das gravações, todo o quarteirão ao redor do prédio, que fica no bairro da Liberdade, foi interditado.

Cangaço NovoBanco Brasileiro, antigo Banco do Brasil em Campina Grande, em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

Queimadas

A cidade de Queimadas, no Agreste paraibano, é exibida na série para retratar as pequenas cidades que teriam agências bancárias atacadas pelo bando dos vaqueiros, em Cangaço Novo.

Queimadas fica a cerca de 17 quilômetros de Campina Grande, e ficou nacionalmente famosa pelo estupro coletivo conhecido como “A barbárie de Queimadas”.

Na cena retratada pela imagem abaixo os bandidos planejam a logística para cometer o maior assalto a banco exibido na primeira temporada da série.

Cangaço Novo
Cidade Queimadas em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

Durante o assalto, o grupo criminoso desliga a energia elétrica da cidade fictícia (veja na imagem abaixo), e Queimadas aparece totalmente no escuro.

Cangaço Novo
Queimadas “no escuro”, em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

Queimadas também aparece em Cangaço Novo em outro episódio. A sede de uma das agências do Banco Brasileiro foi montada na casa paroquial ao lado da igreja matriz da cidade.

Cangaço Novo
Casa Paroquial de Queimadas, em Campina Grande, em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

Pocinhos

As cenas onde o bando se diverte jogando futebol e treina as miras de tiros foram gravadas em uma antiga estação abandonada localizada na cidade de Pocinhos, no Agreste da Paraíba (veja na imagem abaixo).

Cangaço NovoAntiga estação de trem em Pocinhos, em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

Lajedo de Pai Mateus

Várias cenas são filmadas no Lajedo de Pai Mateus. Uma das mais importantes é a que Dinah encontra com Lampião e Maria Bonita (veja na imagem abaixo). Também é neste lugar onde acontece o fatídico “milagre” onde um raio atinge os policiais que buscavam Amaro Vaqueiro.

Cangaço Novo
Cena de Maria Bonita e Dinorah no Lajedo de Pai Mateus, em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video
Lajedo de Pai Mateus em Cangaço Novo
Lajedo de Pai Mateus em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

Conde

As belezas das praias do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, também estão em Cangaço Novo. A paisagem é destacada em uma importante cena de Dinorah, protagonista da série. Na mesma sequência de cenas, ela aparece inicialmente na formação conhecida como “Canyons de Coqueirinho”, e, em seguida, na própria praia de Coqueirinho.

Cangaço Novo
Praia no Conde aparece em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video
Canyons de Coqueirinho em Cangaço Novo
Canyons de Coqueirinho em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

Puxinanã

Puxinanã, bem próxima a Campina Grande, aparece em Cangaço Novo como cenário do abatedouro da família Leite. Na vida real, a locação também é um abatedouro particular. (veja na imagem abaixo).

Cangaço Novo
Abatedouro do frigorífico da família Leite em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

São Domingos do Cariri

São Domingos do Cariri, cidade próxima a Cabaceiras, também foi cenário da série. Após o assalto ao banco no primeiro episódio, o grupo foge por uma estrada, e em uma das cenas, o pórtico da entrada da cidade paraibana foi transformado no pórtico da cidade que estava sendo assaltada.

São Domingos do Cariri em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video
São Domingos do Cariri em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

Rio Grande do Norte

Carnaúba dos Dantas

A cidade de Carnaúba dos Dantas aparece várias vezes como cenário de Cratará. A prefeitura da cidade foi transformada em junta comercial e é retratada na cena em que Dinorah abre o CNPJ da irmandade formada por seus familiares (veja na imagem abaixo).

Cangaço Novo
Prefeitura de Carnaúba dos Dantas em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

A drogaria que existe na esquina que fica de frente à praça Caetano Dantas virou o Banco Confiança, em que Ubaldo vai checar as informações sobre a venda dos terrenos; e que também é explodido pelo grupo em episódios futuros. É na frente deste mesmo banco que há o protesto da população com as carcaças de boi – evento que, na vida real aconteceu em Campina Grande. (veja na imagem abaixo).

Cangaço Novo
Banco fictício em Carnaúba dos Dantas | Foto: Reprodução/Prime Video
Carnaúba dos Dantas vira Cratará em Cangaço Novo
Carnaúba dos Dantas vira Cratará em Cangaço Novo. O banco ‘Confiança’ é o prédio vermelho próximo às motos, no lado esquerdo da tela | Foto: Reprodução/Prime Video

Parelhas

A cidade de Parelhas aparece três vezes em Cangaço Novo. Numa delas, a sede da banda de música da cidade é transformada no comitê de campanha de Paulino Leite. Também foi em Parelhas que a equipe gravou a cena onde Ubaldo compra uma moto e acompanha Dinorah, que está na caminhonete. A catedral da cidade é vista ao fundo da cena. Ainda foi em Parelhas que, no primeiro episódio, vimos a chegada de Ubaldo a Cratará. O terminal rodoviário da cidade é usado para representar a rodoviária da fictícia cidade cearense da série.

Parelhas em Cangaço Novo
Parelhas em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video
Rodoviária de Parelhas representando Cratará em Cangaço Novo
Rodoviária de Parelhas representando Cratará em Cangaço Novo | Foto: Reprodução/Prime Video

Cangaço Novo

Cangaço Novo é uma série do Amazon Prime Video inspirada na história de Valdetário Carneiro. A produção retrata a ação de bandidos envolvidos com o chamado “novo cangaço”, termo usado para caracterizar assaltos a agências bancárias cometidos com terror em cidades pequenas.

O drama familiar dos irmãos Ubaldo, Dinorah e Dilvânia dá sentido as ações do grupo criminoso. Assista ao trailer.