Quem foi Rita de Cássia, uma das maiores compositoras do forró

Saiba que foi Rita de Cássia, autora de sucessos como “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de um Vaqueiro” que morreu de fibrose pulmonar.

Divulgação/Rita de Cássia

A cantora e compositora Rita de Cássia, que morreu nesta terça-feira (3) em decorrência de uma fibrose pulmonar, é um dos principais nomes do forró. Ela morava no Ceará, onde ficou internada e morreu, mas também é conhecida na Paraíba e em vários outros lugares do Brasil por sucessos como “Saga de um Vaqueiro” e “Meu Vaqueiro, Meu Peão”. Saiba mais sobre quem foi a artista.

Quem foi Rita de Cássia

Rita de Cássia tem mais de 500 composições, a maior parte delas conhecidas nacionalmente e consolidadas por bandas como Mastruz com Leite, Magníficos e Aviões do Forró.

A primeira composição gravada por Rita de Cássia, em 1992, foi “Brilho da Lua”, interpretada por Eliane, a ‘rainha do forró’.

RITA DE CÁSSIA
Reprodução/TV Verdes Mares

Outras canções como “Vou Te Esperar”, “Como Encontrar”, “Perdi Meu Paraíso” e “Pode Ser Você”. A consolidação como compositora aconteceu em 1993, com a música “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, interpretado pela banda Mastruz com Leite. Outro grande sucesso foi cravado por Solange Almeida e Xandy Avião, em Aviões do Forró, foi “Jeito de Amar” (Já Tomei Porres por Você).

Eliane, amiga pessoal e colega de Rita de Cássia, publicou nas redes sociais um relato sobre o início da carreira da compositora. Elas se conheceram em 1991, e desde então Eliane gravou músicas de Rita de Cássia em seus álbuns.

Rita teve e tem uma importância muito grande na minha carreira e tenho orgulho de ter dado oportunidade a uma jovem que se tornaria a maior compositora de forró de todos os tempos”, escreveu Eliane.

Em uma carreira marcada por grandes momentos, Rita de Cássia gravou 12 álbuns. Seu irmão e sanfoneiro, Redondo, e a Banda Som do Norte, acompanharam a compositora durante 25 anos, e depois ela seguiu carreira solo.

Rita de Cássia morreu aos 50 anos no Ceará vítima de uma fibrose pulmonar. O corpo dela vai ser levado para Alto Santo, nesta quarta-feira, onde ela vai ser velada e sepultada.