icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Agosto Dourado: bancos de leite da PB precisam aumentar estoque; saiba como doar

Durante esse período, ações são feitas para a conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Publicado em 01/08/2023 às 8:26


                                        
                                            Agosto Dourado: bancos de leite da PB precisam aumentar estoque; saiba como doar
O mês de agosto foi instituído como o mês do Aleitamento Materno no Brasil pela Lei nº 13.435/2017. Amamentação (Foto: Freepik)

Com o início do Agosto Dourado e da semana mundial do aleitamento materno, o Jornal da Paraíba explica como estão os estoques de leite materno nos principais bancos de leite do estado, os benefícios do leite materno para a mãe e bebê e como a doação pode ser feita. 

Situação dos Bancos de Leite

 Banco de Leite Anita Cabral

Thaíse Ribeiro, diretora do Banco de Leite Anita Cabral, relata que os estoques estão dentro da média de 100 litros por mês, o que vem garantindo a oferta de leite humano pasteurizado para cerca de 80% dos receptores que necessitam. Segundo ela, esse estoque garante a demanda mensal.

Mas, há a necessidade de aumentar os estoques para garantir a oferta de leite de banco a 100% dos bebês por todo tempo de internação e ter uma reserva estratégica caso aumente a demanda e os receptores a serem assistidos. Sendo necessário um aumento mínimo de 200 litros por mês. Thaíse explica que a coleta mensal do Banco de leite é em torno de 400 litros, doados por cerca de 360 mães e atendendo cerca de 700 bebês hospitalizados.

Banco de Leite do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA)

Amara Martins, coordenadora do Banco de Leite do ISEA, relata que o local está com o estoque baixo, tendo que dar prioridade aos recém-nascidos em situações mais críticas.

Banco de Leite Cândida Vargas

Segundo Malu Tavares, coordenadora do Banco de Leite Cândida Vargas, o estoque do banco de leite da maternidade também está baixo. Como a demanda e rotatividade da maternidade é grande, o banco sempre está prospectando novas doadoras a fim de manter ao menos um mínimo de oferta de leite de qualidade para os recém-nascidos internos na Maternidade Cândida Vargas.

Benefícios do leite materno

Thaíse relata que o leite materno promove a saúde física e psíquica da criança e é uma das formas mais eficazes de combate a desnutrição e da redução da morbimortalidade infantil no primeiro ano de vida. Esse aleitamento protege bebês e crianças pequenas de doenças perigosas. O leite materno é a primeira "vacina" do bebê e também é responsável por criar um laço maior entre mãe e filho.

A disponibilização do leite humano ordenhado pasteurizado em quantidade suficiente e qualidade certificada para recém-nascidos de risco hospitalizados contribui para a redução da mortalidade no componente neonatal em até 22%.

Na primeira hora de vida, o aleitamento é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento. Malu explica que, por isso, os bancos de leite conseguem salvar vidas servindo de apoio para famílias, nas quais a mãe, por algum motivo, não consegue amamentar o seu bebê.

Como doar

Banco de Leite Anita Cabral

Para doar para o Banco de Leite Anita Cabral basta que a mulher esteja saudável e tenha excesso de leite, não é necessário sair de casa. O contato pode ser realizado pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do instagram @bancodeleite.anitacabral. Uma equipe é enviada ao domicílio da mãe e orienta como deve ser feita a ordenha, entrega todos os materiais necessários e retorna semanalmente para recolher o leite acumulado.

Banco de Leite do ISEA

As mães que amamentam seus bebês e que têm leite em excedente podem procurar a equipe do Banco de Leite na própria unidade, no ISEA. Após uma triagem essa mãe poderá ser cadastrada como doadora e entrar na rota de coleta domiciliar do Banco de Leite.

Banco de Leite Cândida Vargas

As interessadas em doar leite materno devem ligar no (83) 3213-7583 ou falar pelo WhatsApp (83) 99647-7511 para fazer o cadastro e/ou agendamento. Depois desse cadastro, o banco agenda uma visita à residência da interessada e entrega o kit para ordenha do leite e, em seguida, é marcado uma data para recolher esse leite.

O leite que é doado, quando chega ao banco, recebe todo o processo de qualidade e avaliação para depois ser distribuído para os bebês prematuros com critérios de distribuição solicitados pelo médico, nutricionista e pediatra responsáveis pelo plantão. É necessário que esse  leite tenha a caloria e acidez necessária para o bebê.

Agosto Dourado

O mês de agosto foi instituído como o mês do Aleitamento Materno no Brasil pela Lei nº 13.435/2017. Durante esse período, ações são feitas para a conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. O nome Agosto Dourado veio do padrão ouro de qualidade dado ao aleitamento materno, além de simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação.

Thaíse comenta que o Agosto Dourado reflete na divulgação da doação e aumento da coleta de leite materno. Em 2023, no Banco de Leite Anita Cabral, a semana mundial de aleitamento materno e o agosto dourado terão como foco a amamentação e o emprego/trabalho. Ele mostrará o impacto da licença remunerada, do apoio no local de trabalho e das normas parentais emergentes sobre a amamentação através das lentes dos próprios pais.

Ela também conta que serão inauguradas três salas de apoio a amamentação às mães, estudantes e mulheres trabalhadoras que amamentam, além disso serão inauguradas salas de coleta para as trabalhadoras da maternidade Frei Damião; do Hospital Metropolitano; e da Faculdade Uniesp, todas certificadas pelo Ministério da Saúde.

Imagem

Katharina Moura

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp