SAÚDE
Cateterismo: o que é, como é feito e recuperação
Cateterismo é feito para diagnosticar ou tratar de doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter
Publicado em 15/06/2023 às 13:27 | Atualizado em 15/06/2023 às 14:34
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), vai passar por um cateterismo eletivo, nesta quinta-feira (15). O procedimento é feito para diagnosticar ou tratar de doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. Entenda o que é, para que é indicado e como é a recuperação do cateterismo.
O que é o cateterismo
O exame que introduz o cateter na artéria é indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina. É utilizado para diagnosticar e tratar condições cardíacas como: avaliar as artérias coronárias que irrigam a musculatura do coração, desobstruir artérias e válvulas devido ao acúmulo de placas de gordura, verificar se existem lesões nas válvulas e no coração, verificar se existem alterações na anatomia do coração não confirmadas por outros exames, mostrar em detalhes a malformação congênita em recém-nascidos e crianças.
Como o cateterismo é feito
No cateterismo, com o paciente sob efeito de anestesia, é feito uma pequena abertura para a entrada do cateter na pele da virilha ou do antebraço, na altura do punho ou cotovelo, e um cateter é inserido na artéria radial, femoral ou braquial do paciente, que será conduzido até o coração, onde será localizadas as entradas das artérias coronárias direita e esquerda.
Depois, será injetado um contraste à base de iodo que permite a visualização das imagens da artérias e de possíveis pontos de entupimento. Além do contraste de iodo, é injetado um contraste no ventrículo esquerdo para a visualização do bombeamento cardíaco.
Na maioria dos casos, o exame não demora mais de 30 minutos, não causa dores, sendo comum o paciente sentir uma onda de calor passageira no peito quando o contraste é injetado. Os pacientes recebem alta após algumas horas, desde que não haja outro procedimento associado.
O exame pode durar mais em pacientes que já foram submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio ou doença da artéria coronariana.
Recuperação do cateterismo
Depois do procedimento, é realizado um curativo compressivo no local. Se o procedimento for feito no braço, será feito só o fechamento e curativo. O mesmo será checado periodicamente para averiguar se há presença de sangramento no local.
Comentários