SAÚDE
Paraíba registra mais de 92 mil ligações ao CVV em 2022
Mês de setembro alerta sobre prevenção ao suicídio e promove ações. O CVV resta apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma voluntária e gratuita.
Publicado em 09/09/2023 às 16:03 | Atualizado em 09/09/2023 às 16:47
O Centro de Valorização da Vida (CVV) registrou 92.487 ligações da Paraíba durante o ano de 2022 e ficou entre os cinco primeiros estados com maior número de ligações proporcional ao número de habitantes durante 6 meses do mesmo ano. As informações foram coletadas pelo Núcleo de Dados da Rede Paraíba.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anulamente no mundo, sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade. Neste domingo (10), é a data instituida para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e durante todo o mês de setembro, a camanha "Setembro Amarelo" busca alertar sobre o tema e promover ações de prevenção. Em 2023, o tema da campanha é "Se precisar, peça ajuda" e o CVV é uma instituição, com voluntários para todas as pessoas que precisam de apoio emocional.
Durante o ano de 2022, o estado saiu do 12º lugar em número de ligações proporcional ao número de habitantes ao CVV e ficou entre os cinco primeiros estados durante os meses de março, abril, maio, junho e julho de 2022. E chegou a ocupar o primeiro lugar em agosto do mesmo ano.
Em relação a 2023, o levantamento registra 52.535 ligações ao CVV apenas no primeiro semestre e ocupou o primeiro lugar em chamadas, na relação proporcional por número de habitantes, nos meses de fevereiro, março, abril e maio deste mesmo ano.
O que é o CVV e como obter ajuda?
O CVV presta apoio emocional e prevenção ao suicídio, com aproximadamente 4000 voluntários em todo o Brasil, atendendo de forma voluntária e gratuita, 24h por dia.
O contato pode ser feito através do número 188, a ligação é gratuita e garante total sigilo e anonimato.
Também é possível obter ajuda do CVV através do site por chat ou e-mail, e pessoalmente nos postos de atendimento.
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