SAÚDE
Secretaria de Saúde confirma seis novos casos de varíola dos macacos na Paraíba
Ao todo, são 7 casos positivos para a doença, e mais 47 em investigação.
Publicado em 29/08/2022 às 18:58
Seis novos casos de varíola dos macacos foram confirmados na Paraíba, nesta segunda-feira (29), conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, são 7 casos positivos para a doença, e mais 47 em investigação.
Segundo a SES, são 5 novos casos confirmados em João Pessoa e 1 em Cabedelo. Todos os novos casos se referem a pessoas do sexo masculino.
Ainda de acordo com a SES, o estado totaliza 116 casos notificados, sendo 7 confirmados, 62 descartados e 47 em investigação. Entre todos os casos notificados, 75 são homens e 41 são mulheres.
A maioria está com pessoas de idade entre 20 e 29 anos. Dos 7 casos positivos, 4 são de pessoas com idade entre 30 e 39 anos.
Hospitais de referência na Paraíba
Na Paraíba, os hospitais referências para atendimento em caso de varíola dos macacos são: Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) e o Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga.
De acordo com a Secretária de Saúde do Estado, a organização da rede para essa doença é necessária para garantir que a população tenha suporte qualificado, caso seja identificado algum caso na Paraíba.
“Estamos definindo as unidades que serão referência para os possíveis casos e planejando a qualificação do serviço para oferecer um atendimento eficiente à população. Como a varíola humana foi erradicada, não existe vacina para a Monkeypox, mas sabemos que é uma doença menos agressiva que a varíola que conhecemos e a maioria dos casos é leve”, afirmou a secretária Renata Nóbrega.
Comentários