SAÚDE
Varíola dos macacos: saiba como prevenir a doença
Jornal da Paraíba reuniu principais informações sobre a doença.
Publicado em 27/07/2022 às 12:35
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos como sendo uma emergência em saúde. No Brasil, o estado de São Paulo registra a maior parte dos casos (595), e a Paraíba não tem casos confirmados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Pensando nisso, o Jornal da Paraíba reuniu as principais informações sobre como identificar e prevenir a varíola dos macacos. Confira:
Sintomas iniciais mais comuns da varíola dos macacos
Após os primeiros três dias de sintomas, com a febre, o paciente pode desenvolver erupção cutânea que começa no rosto e em outras partes do corpo. A doença pode durar de duas a quatro semanas, e os principais sintomas são:- Febre
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Dor nas costas
- Gânglios (linfonodos) inchados
- Calafrios
- Exaustão
Principais formas de prevenir a doença
Segundo especialistas e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as formas de prevenir a varíola dos macacos são as mesmas usadas na prevenção de outras doenças, como a Covid-19. São elas:
- Uso de máscaras
- Distanciamento social
- Higienização das mãos
Formas de tratamento
De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, não há tratamento específico para infecção por vírus da varíola dos macacos. Mas, os vírus da doença são semelhantes, o que significa que os medicamentos e vacinas usados para se proteger da varíola também podem ajudar na prevenção e tratamento da nova doença.
Onde procurar ajuda médica na Paraíba
Os hospitais referência para atendimento de casos suspeitos e tratamento de casos confirmados da varíola dos macacos, na Paraíba, são o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) e o Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa.
Comentários