Detran-PB: como consultar IPVA, multas, licenciamento e situação da CNH

Passo-a-passo mostra serviços disponíveis no site do Detran-PB, bem como consultar emplacamentos, exames e tirar CNH.

Foto: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba/Arquivo

Serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) relativos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emplacamento de carro, licenciamento e IPVA podem ser resolvidos no site do Detran-PB. O JORNAL DA PARAÍBA montou um passo-a-passo de como funcionam estes e outros serviços disponíveis para proprietários e condutores de veículos. Confira abaixo a lista dos serviços do site do Detran-PB.

Licenciamento e IPVA

O método de emissão de boletos para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento do Detran-PB é feito apenas de forma online. Confira a tabela para consulta do valor do IPVA de todos os modelos e anos de veículos.

O boleto do IPVA pode ser emitido no site da Receita Estadual. Ao acessar o link, é necessário que o proprietário informe o número do CPF ou CNPJ, a placa e o Renavam do veículo.

É possível emitir dois tipos de boleto: O DAR, cujo pagamento deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil; ou a Ficha de Compensação, que pode ser paga em qualquer instituição. 

Se a escolha for pelo DAR, é possível emitir até cinco boletos, que devem ser pagos conforme o calendário do IPVA 2023. O contribuinte pode escolher pagar a cota única com desconto de 10%, as três cotas separadas ou a cota única sem desconto.

No caso da Ficha de Compensação, a emissão deve ser feita apenas uma vez, e não é permitido parcelar. O Detran recomenda prestar atenção na escolha da data de vencimento.

Os veículos fabricados até o ano de 2007 estarão isentos do IPVA a partir do exercício de 2023. Conforme legislação, os veículos com mais de 15 anos de uso são isentos de pagar o IPVA no Estado da Paraíba. A isenção será automática. O contribuinte precisa pagar apenas as taxas do Detran-PB.

As categorias como portadores de deficiência física, com base no novo decreto 40.959/2020 da Portaria n° 176/2020, além da visual, mental ou autista, taxistas, veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofretistas e de motoboys até 150 cilindradas precisam requerer a isenção do IPVA 2022 até o dia 29 de dezembro deste ano.

Se o cidadão não protocolar o requerimento até o último dia útil deste mês de dezembro na repartição fiscal, perderá o direito de garantir a isenção em 2023.

Voltar ao início.

Calendário do IPVA 2023

Final de Placa 1ª parcela ou cota única à vista antecipada com redução de 10%  2ª parcela 3ª parcela ou Cota única sem  redução 
      1 31 de janeiro 28 de fevereiro 31 de março
      2 28 de fevereiro 31 de março 28 de abril
      3 31 de março 28 de abril 31 de maio
      4 28 de abril 31 de maio 30 de junho
      5 31 de maio 30 de junho 31 de julho
      6 30 de junho 31 de julho 31 de agosto
      7 31 de julho 31 de agosto 29 de setembro
      8 31 de agosto 29 de setembro 31 de outubro
      9 29 de setembro 31 de outubro 30 de novembro
      0 31 de outubro 30 de novembro 28 de dezembro

Os proprietários de veículos que estão nas categorias de isentos de IPVA têm duas formas de protocolar a documentação do requerimento da isenção de 2022. Ele pode enviar por e-mail ou então ir pessoalmente em uma das 20 repartições fiscais do Estado.

Na opção do e-mail, o cidadão precisa enviar os documentos solicitados, em formato de PDF, para o e-mail: gerencia.itcd.ipva@sefaz.pb.gov.br. Os documentos básicos em PDF são: carteira de habilitação (CNH); CRLV (documento do carro); comprovante de residência; e laudo médico ou a autorização de compra do ICMS.

Para quem optar em protocolar, pessoalmente, a isenção do IPVA 2023 o cidadão deve entregar o requerimento nas repartições fiscais: em um dos cinco Centros de Atendimento ao Cidadão (CAC) ou em uma das 15 Unidades de Atendimento ao Cidadão (UAC) da Sefaz-PB.

Isenção para motocicletas de até 170 cilindradas

A partir de janeiro de 2023, os proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas deixarão de pagar o IPVA, o que vai representar um benefício para cerca de 320 mil proprietários de motocicletas.

O Governo da Paraíba publicou a Lei 12.489 no Diário Oficial do Estado, neste mês de dezembro, que garante a desoneração do IPVA para este segmento de motos. Neste caso, não será necessário requerer a isenção, pois será aplicada automaticamente a partir do exercício do IPVA 2023.

Como imprimir o boleto do IPVA

A partir de janeiro de 2023, os boletos de pagamentos do IPVA estarão disponíveis aos contribuintes nos portais da Sefaz e também do Detran-PB para serem impressos.

Voltar ao início.

Consulta da Situação da CNH

Os condutores de veículos podem usar o site do Detran-PB para consultar a situação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para isso, é necessário acessar o site e inserir o número do CPF. Em seguida, o sistema pede uma senha. Se o condutor ou condutora ainda não tiver um cadastro no site do Detran, aparece um link para que este cadastro seja feito. 

Consulta de multas

Após acessar o sistema, é possível realizar vários serviços dentro do mesmo portal. Na aba de Multas, à esquerda, é possível:

  • Consultar o extrato de multas por CNH;
  • Cadastrar defesa ou recurso;
  • Consultar a defesa ou recurso.

Consulta de veículos

Na aba de Habilitação, é possível:

  • Agendar junta médica;
  • Tirar 2ª via do laudo;
  • Agendar exame de legislação;
  • Solicitar CNH, 2ª via ou definitiva;
  • Agendar exame médico;
  • Solicitar renovação da CNH;
  • Cancelar o agendamento médico;
  • Agendar ou cancelar o exame psicotécnico;
  • Consultar os pontos da CNH.

Já na aba de Veículos, é possível consultar quais veículos estão registrados junto à CNH cadastrada.

Detran-PB: como consultar IPVA, multas, licenciamento e situação da CNH
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Voltar ao início.

Cadastro de CNH Digital

A Carteira Nacional de Habilitação Digital pode ser obtida por meio de um aplicativo para tablets e celulares. Anteriormente, só era possível emitir o documento comparecendo no Detran ou com um certificado digital, mas já é possível fazer a emissão remotamente.

Para ter acesso à CNH Digital, é preciso ter uma CNH com QR Code impresso no verso do documento. Todas as CNHs emitidas após 2017 já estão com este código.

Em seguida, os motoristas precisam fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) nas lojas do Google play e App Store, de graça. 

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, o usuário recebe um e-mail, que deve ser acessado para ativar o cadastro.

Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que vai ser a CNH Digital.

A opção de emitir o documento pelo aplicativo pede ainda que o usuário faça a leitura do QR Code no documento físico, por meio da câmera do aparelho. Depois, o aplicativo pede uma “prova de vida”, um movimento físico do usuário, lido pela câmera do aparelho, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado.

Depois de confirmada a validação, é preciso informar um número de celular e logo em seguida, o aplicativo disponibiliza a CNH Digital, que pode ser acessada por uma senha de quatro dígitos criada no momento da ativação.

A emissão da CNH Digital também pode ser feita pelo site do Detran-PB.

Detran-PB: como consultar IPVA, multas, licenciamento e situação da CNH
Foto: Divulgação

Voltar ao início.

Habilitação Social

Na Paraíba, também existe um programa social de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos, chamado Habilitação social. O objetivo do programa é possibilitar o acesso das pessoas de baixa renda, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC), da primeira CNH, nas categorias A ou B, da adição de categoria A ou B e também da mudança para categorias C, D ou E.

O programa compreende a dispensa do pagamento das taxas relativas aos exames de: aptidão física e mental, adição de categoria, mudança de categoria, licença para aprendizado de direção veicular, permissão para dirigir A ou B e cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular. As despesas com os Centros de Formação de Condutores são pagas pelo Detran-PB.

Podem se inscrever no programa:

  • Pessoas inscritas ou beneficiárias do Cadastro Único (CadÚnico);
  • Pessoas com renda igual ou inferior a um salário mínimo, ou que estejam desempregadas;
  • Alunos matriculados ou que tenham concluído os programas Projovem ou Brasil Alfabetizado;
  • Egressos do Sistema Penitenciário, ou que tenham cumprido medida socioeducativa de internação;
  • Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Detran-PB: como consultar IPVA, multas, licenciamento e situação da CNH

Voltar ao início.

Telefones do Detran-PB

Os serviços do departamento podem ser consultados através dos telefones da sede do órgão e das Ciretran e postos de atendimento. Confira a lista de telefones úteis do Detran-PB.

Voltar ao início.