WhatsApp vai ser atualizado nas próximas semanas; veja novidades

Entre as novidades do WhatsApp atualizado estão Comunidades, arquivos de 2 GB, reação com emojis e mais.

WhatsApp vai ser atualizado com novidades

O WhatsApp vai ser atualizado nas próximas semanas e anunciou nesta quinta-feira (14) uma série de novidades para a próxima versão do aplicativo de mensagens. Entre as novidades, estão arquivos de até 2 GB, reações com emojis às mensagens nas conversas, ligação em grupo de até 32 pessoas, mensagens apagáveis por administradores de grupos,  e Comunidades com milhares de pessoas.

De acordo com a Meta (empresa dona do Facebook, WhatsApp, Instagram e outros aplicativos), as mudanças vão ser implementadas de forma gradual em todo o mundo, incluindo o Brasil, com exceção das Comunidades, que só vão chegar por aqui após o segundo turno das Eleições 2022

Isso porque em janeiro o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com a Meta, decidiram por não realizar “mudanças significativas” no aplicativo antes do período eleitoral. A medida visa evitar o aumento da desinformação e o compartilhamento de fake news para muitas pessoas ao mesmo tempo. 

Comunidades

Comunidades do WhatsApp
Comunidades do WhatsApp vão ter milhares de pessoas

Quando implementadas, as Comunidades do WhatsApp vão servir para pequenos grupos que tenham o mesmo interesse, como escolas, membros de congregações religiosas, moradores de um mesmo condomínio, empresas, entre outros. 

Dentro de cada Comunidade, haverá grupos diferentes, mas que estejam relacionados à temática principal. Todos os grupos vão ser criados e gerenciados pelos administradores das Comunidades e cabe às pessoas decidir quais grupos querem participar ou não. Todos os grupos aparecem na aba principal de cada Comunidade.

Os participantes também podem reportar membros e mensagens abusivas ou inadequadas, além de bloquear contatos das Comunidades. Para manter a privacidade, o número de telefone dos usuários vai ser ocultado para os participantes em geral e apenas administradores e membros de grupos em comum têm acesso a essa informação. 

Além disso, para reduzir a disseminação de mensagens falsas, as mensagens das Comunidades só podem ser encaminhadas para um grupo de cada vez, e apenas os administradores podem mandar mensagens simultâneas para todos os grupos. 

Reações

Veja todas as novidades do WhatsApp
Veja todas as novidades do WhatsApp

Uma das novidades que já deve chegar por aqui em breve no WhatsApp atualizado vai ser as reações às mensagens, assim como acontece no Facebook. Os usuários vão poder reagir a uma conversa, utilizando emojis, sem a necessidade de responder à mensagem.

Compartilhamento

Outra melhoria que vai facilitar a vida dos usuários do WhatsApp é o aumento no tamanho dos arquivos que podem ser compartilhados por meio do aplicativo. Atualmente, o limite máximo é de 64 MB, mas com o WhatsApp atualizado, os usuários vão poder enviar documentos, fotos e vídeos de até 2 GB.

Ligação em grupo com 32 pessoas

Ligações em grupos
WhatsApp vai permitir ligações em grupos com até 32 pessoas

Também vai ser ampliado o limite de pessoas simultaneamente em ligações em grupo, que atualmente é de 8 pessoas. A empresa anunciou que agora vão ser permitidas 32 pessoas nas ligações de áudio, que também vão ganhar uma nova interface.

Mensagens apagadas

Uma novidade menor, mas que também vai afetar o uso do WhatsApp é a autorização para que administradores de grupos apague mensagens dos integrantes. Atualmente, apenas a pessoa que mandou a mensagem pode apagá-la, seja para si mesmo ou para todos. Com a novidade, os administradores podem apagar mensagens erradas ou problemáticas de qualquer integrante nas conversas.