Prefixo 0303: Todas as operadoras de telemarketing passam a usar o código a partir desta quarta

Prazo para as operadoras de linha fixa adotarem o prefixo 0303 terminam hoje. Ligações de celular já têm o código desde março.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Termina nesta quarta-feira (8) o prazo para que todas as empresas de telemarketing adotem o prefixo 0303 para ligações telefônicas. A implementação da regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entrou em vigor em março deste ano e tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente este tipo de ligação e decidir se querem ou não atender a chamada. 

Na primeira etapa, as ligações originadas de números de telefone celular foram alteradas e agora a implementação é nas redes de telefonia fixa. O prefixo 0303 vai aparecer no início do número de qualquer ligação que vise ofertar produtos ou serviços. As empresas que solicitam doação ou que fazem cobranças são exceções e não precisam utilizar o código. 

Os consumidores podem pedir às operadoras que as chamadas sejam bloqueadas e conforme a Anatel, as operadoras devem realizar o bloqueio preventivo caso o consumidor solicite.

Na sexta-feira (3), a Anatel anunciou que vai bloquear as empresas que usam robôs automáticos para fazer mais de 100 mil ligações abusivas de telemarketing por dia. São consideradas chamadas abusivas as que não se completam quando o consumidor atende o celular, ou que desligam automaticamente em até três segundos.

A agência alerta ainda que o consumidor deve ficar atento a fraudes, que é quando as empresas utilizam números de telecomunicações que não foram atribuídos pela Anatel, burlando o sistema de numeração público definido pelo órgão. 

A recomendação é de que, caso o consumidor receba uma chamada de telemarketing que não comece com 0303, entre em contato com a operadora para denunciar o número.