icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

5G em João Pessoa: entenda mudanças na internet móvel e modo de consumo de TV aberta

Capital paraibana será a primeira em todo o Nordeste a receber a nova tecnologia.

Publicado em 26/07/2022 às 6:05 | Atualizado em 04/08/2022 às 11:05


                                        
                                            5G em João Pessoa: entenda mudanças na internet móvel e modo de consumo de TV aberta
5g em Campina Grande e Riachão do Bacamarte

João Pessoa se tornará a primeira cidade em todo o Nordeste a receber o 5G, a partir da próxima sexta-feira (29). Com a chegada da nova tecnologia de internet móvel, diversas mudanças vão acontecer. 

O 5G vai funcionar apenas em celulares mais recentes. Ao todo, segundo a Anatel, 67 celulares que suportam a tecnologia foram homologados como aptos pela agência para receber o sinal de internet. 

>> Por que trocar parabólicas com a chegada do 5G? >> Agendamento para troca da parabólica está disponível em João Pessoa

A expectativa é de que o novo serviço seja oferecido sem custos adicionais aos planos dos consumidores junto às suas operadoras. Claro, TIM e Vivo são as empresas que ganharam o leilão pela frequência 3.5 GHz no Brasil, por onde o sinal do 5G vai ser transmitido. 

Inicialmente, a Anatel havia previsto a chegada da nova tecnologia em João Pessoa somente para o final de setembro, devido a problemas de ordem logísticos na importação de equipamentos, o que fez a agência estender o prazo. No entanto, novamente, a data foi alterada para operacionalização já a partir de julho. 

A quinta geração de internet móvel promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, conexão estável e maior taxa de transferência de dados, o que diminuiria a latência. 

Além disso, a implementação da nova tecnologia forçará mais de 500 mil domicílios paraibanos a trocarem antenas parabólicas por aparelhos que sejam compatíveis com o sinal digital de TV. Em João Pessoa, a estimativa é de pouco mais de 1,5 mil novos aparelhos para usuários de antenas parabólicas tradicionais.

A ‘Siga Antenado’, entidade criada pelas empresas de comunicação responsáveis pelo 5G no Brasil, será a responsável pela distribuição de kits para a população de baixa renda, que recebam algum tipo de auxílio do Governo Federal e que estejam inscritos no ‘CadÚnico’. 

De acordo com informações no site da organização, para solicitar a instalação de novos aparelhos, o público da capital deverá entrar em contato com a central de atendimento da ‘Siga Antenado’, pelo número 0800 729 2404 ou pelo site http://www.sigaantenado.com.br/.

Confira as dúvidas frequentes sobre o novo serviço:

  • O 5G vai funcionar em 100% do território de João Pessoa ou somente em alguns pontos?

A Anatel não respondeu a este questionamento. 

  • Em quais celulares a tecnologia vai funcionar?

De acordo com a Anatel, cerca de 67 aparelhos no Brasil estão aptos para poderem utilizar o sinal de 5G. Entre estes, estão celulares da Samsung, Motorola e outros fabricantes. 

  • É possível adicionar a tecnologia a aparelhos que não a suportam?

Não. Só os aparelhos que tem o hardware preparado para se conectar com a antena 5G conseguirão acessar.

  • Em quanto será aumentada a velocidade da internet do 5G em relação ao 4G?

A nova tecnologia de internet móvel pode ser mais rápida em até 100 vezes em relação ao 4G, e terá a latência mais baixa, ou seja, um tempo menor de delay, ou atraso, em ligações telefônicas, por exemplo. 

  • Vai ser preciso pagar mais às operadoras?

Inicialmente, não está previsto que os consumidores terão de pagar valores adicionais a mais para usufruir do novo serviço, que deverá ser oferecido no pacote regular do público.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp