icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Falta de atividade física pode causar trombose venosa

Ficar muito tempo sem atividade física pode causar coágulo de sangue em veias no interior dos músculos.

Publicado em 25/09/2011 às 8:00

Após lesar o músculo da perna em uma queda, o estudante de Medicina Talmany Andrade passou por cirurgia e ficou 20 dias acamado, quase sem se movimentar. A inutilidade dos membros por um longo período, aliada à obesidade do estudante, causaram-lhe uma Trombose Venosa Profunda (TVP): a formação de um coágulo de sangue (trombo) em veias no interior dos músculos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, com base nos atendimentos realizados na rede pública, somente em 2010 foram registrados 181 casos de TVP na Paraíba. Conforme o cirurgião vascular Augusto Brasileiro, há situações e fatores que favorecem a coagulação, sendo uma das mais frequentes a 'estase' (estagnação do sangue dentro da veia), que acontece quando a pessoa fica durante muito tempo em inatividade, como em viagens terrestres ou aéreas.

“Existe inclusive a chamada síndrome da classe econômica, que ocorre nos indivíduos que permanecem em posição apertada durante voos prolongados”, comentou o especialista, ressaltando, contudo, que os pacientes que desenvolvem a coagulação em viagens geralmente têm outros fatores de risco associados, tais como idade avançada e obesidade – a exemplo do caso do estudante Talmany Andrade, 30 anos.

“Um mês depois da cirurgia senti a perna inchando, fiz a ultrassom e descobri que estava com cinco trombos na perna esquerda. Foram 11 dias de internação, com medicamento injetado na veia e, atualmente, continuo tomando os anticoagulantes”, contou o estudante, que teve o problema há pouco mais de dois meses.

Conforme o cirurgião vascular, além da inatividade, a hipercoagulação sanguínea é outro fator desencadeador do trombo. O 'fenômeno' acontece quando há um desequilíbrio entre os mecanismos que favorecem a coagulação (procoagulantes) e aqueles que inibem o fenômeno (os anticoagulantes). Ambos estão presentes no sangue e são responsáveis pelo seu estado líquido.

Mulheres, durante o pós-parto ou quando fazem uso de anticoncepcional também devem ficar atentas, pois têm propensão a desenvolver a coagulação fácil. “Os anticoncepcionais fazem com que o fluxo venoso fique mais lento e que os fatores de coagulação sejam ativados, podendo provocar a formação de um trombo”, citou o médico.

Ele explicou, ainda, que décadas atrás muitas mulheres morriam sangrando bastante após o parto, o que não costuma acontecer nos dias atuais, justamente devido ao fenômeno da hipercoagulação.

“É como se a própria natureza tivesse preparado o corpo feminino para depois do parto, produzindo os procoagulantes”, completou, lembrando que quem faz hormonioterapia ou é portador de trombofilia (deficiência congênita do mecanismo de coagulação) também está dentro dos grupos de risco.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp