icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

UEPB realiza projeto de popularização da astronomia no interior

O projeto foi criado como parte das comemorações do ano de 2009, escolhido pelas Nações Unidas como o ano Internacional da Astronomia.

Publicado em 11/12/2008 às 14:16

Da Redação
Com informações da Assessoria UEPB


A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi a única do Estado a aprovar um projeto no programa de Difusão e Popularização da Astronomia, criado pelo Governo Federal, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa oferece um apoio financeiro para projetos de divulgação científica na área de Astronomia e ciências afins.

Ele foi criado como parte das comemorações do ano de 2009, escolhido pelas Nações Unidas como o ano Internacional da Astronomia, em louvor aos 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu, iniciadas por Galileu Galilei, ainda no século XVII.

O projeto aprovado pela UEPB foi encaminhado pelo departamento de Física, através de seus grupos de pesquisa em Popularização e Comunicação Pública da Ciência, Física da Alta Atmosfera e mais o apoio do clube de Astronomia Antares, e consiste na realização de oficinas pedagógicas e observações astronômicas públicas, em pequenas cidades do interior paraibano, despertando em professores e estudantes um maior interesse pelo estudo e ensino da Astronomia.

“Nesta nova proposta optamos por viajar ao encontro das escolas e professores de pequenas cidades circunvizinhas de Campina Grande, encontrando as 'estrelas' na terra para, juntos, construirmos uma nova visão do Céu”, disse o coordenador do projeto, Marcelo Gomes Germano.

O projeto é formado por uma equipe de professores doutores do departamento de Física da UEPB, tais como Lourivaldo Mota Lima, Edvaldo de Oliveira Alves, Morgana Lígia de Farias Freire e Ana Paula Bispo, além de alunos ligados ao grupo de pesquisa.

Ainda não se tem a confirmação das cidades que a pesquisa vai contemplar. Segundo o professor Marcelo Germano, as oficinas começarão suas atividades a partir do mês de abril de 2009.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp