TECNOLOGIA
Vazamento da Gawker revela que internautas usam senhas fracas
Senhas “123456” e “password” são as mais comuns entre os visitantes. Uso de senhas fracas pode ser uma boa ideia e até recomendado.
Publicado em 20/12/2010 às 9:44
Do G1
O grupo de mídia Gawker, responsável pela publicação de sites ligados a tecnologia como Gizmodo, Kotaku e Lifehacker, sofreu uma invasão e senhas de seus editores e usuários foram publicados na web. O Wall Street Journal analisou os dados e concluiu que as senhas mais comuns são “123456” e “password”, seguidas ainda pela “12345678”. Mas será que isso é uma coisa ruim? Pelo contrário.
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
Antes de a coluna continuar, é preciso fazer uma observação importante: os sites brasileiros da Gawker, como Gizmodo e Kotaku Brasil, não compartilham o mesmo banco de dados e não foram atingidos, segundo um comunicado oficial do Gizmodo Brasil.
Não há motivo para usar uma senha forte em todos os sites da internet. Mesmo que você siga a dica da coluna e anote suas senhas, de tal forma que decorar as senhas não seja um problema, ainda será preciso recorrer toda vez às suas anotações para conseguir saber a senha de acesso.
Decorar muitas senhas longas e complexas é simplesmente inviável. Quem sempre utilizar senhas fortes para todos os serviços provavelmente irá acabar usando a mesma senha forte várias vezes. No caso de um vazamento como esse, o resultado é que vários outros serviços em que a mesma senha foi utilizada serão também comprometidos e o usuário terá de considerar aquela senha “forte” como no mesmo nível de “123456”.
Veja matéria completa no G1
Comentários