VAMOS TRABALHAR
Concursados ainda não nomeados denunciam contratações temporárias
Aprovados esperam nomeação em Santa Rita.
Publicado em 17/07/2011 às 7:40
Karoline Zilah
Alvo de constantes reclamações por parte de seus candidatos, o concurso público promovido pela Prefeitura de Santa Rita em 2010 para vagas na área de saúde ainda é motivo de reclamações e denúncias. A primeira convocação de aprovados aconteceu neste mês de julho. Apesar de ter iniciado a primeira etapa de contratação, a Secretaria de Saúde ainda estaria admitindo profissionais temporariamente, em vez de nomear concursados para as vagas.
A denúncia foi feita via e-mail por candidatos classificados, que estão aguardando suas convocações. Em consulta à relação de profissionais que atuam na área da Saúde na Prefeitura de Santa Rita, por meio Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) pela internet, os candidatos encontraram registros de pessoas contratadas em maio de 2011 para trabalhar na unidade do Programa de Saúde da Família Aldeny Montenegro. A pesquisa é disponibilizada pelo site do Ministério da Saúde.
A queixa é de que a admissão foi feita, enquanto os concursados – que fizeram provas em novembro de 2010 – sequer haviam sido chamados para tomar posse das vagas preenchidas por comissionados.
A ficha profissional fornecida pelo DataSUS aponta que sete pessoas foram contratadas por prazo determinado para as funções de cirurgião dentista, farmacêutico bioquímico, agente comunitário de saúde, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo clínico acunputurista e nutricionista.
Em resposta, o secretário de Saúde Cidinarte Lima disse ao Paraíba1 que as denúncias não procedem. Segundo ele, a lista se refere a cadastro de funcionários antigos, que terão seus contratos extinguidos a partir do momento em que os concursados ingrassarem nos cargos para os quais foram aprovados.
“Não podemos demitir todos de uma vez só. Os novos funcionários que estão assumindo ainda vão passar por uma fase de capacitação. Se dispensarmos os atuais profissionais, os serviços vão parar”, explicou.
De acordo com o secretário, a primeira lista de convocados tem 60 nomes, para 21 cargos. A Prefeitura está enviando correspondências convocando-os a se apresentar dentro de 30 dias à Coordenadoria de Administração, para tomar posse.
Ele também comentou que ainda haverá uma reunião para definir o novo calendário de nomeações.
Comentários