VAMOS TRABALHAR
Cresce disputa entre trainees na Paraíba
Aumenta a concorrência por uma vaga que pode ser o primeiro passo para uma carreira sólida dentro das grandes empresa.
Publicado em 14/10/2012 às 11:11
Uma oportunidade de rápida ascensão dentro da empresa e salários iniciais até acima do mercado. Ser um trainee tem muitas vantagens, mas ganhar uma das disputadas vagas dentro das empresas que oferecem esse tipo de programa não é nada fácil.
A concorrência (chegando em média a dois mil por vaga) é acirrada e a seleção é rigorosa: são pelo menos cinco etapas até chegar à entrevista final com a cúpula da empresa. Segundo Ricardo Dreves, diretor presidente da Dreves & Associados (instituição que realiza processos seletivos para encaminhamento de trainees ou estagiários para o mercado em todo o Brasil), as seleções duram em torno de três meses.
“Tenho processos com 15 mil candidatos, mas apenas dez vagas para fechar. Então a preparação faz a diferença”, exemplificou, ao informar que as grandes empresas chegam a contratar de 40 a 50 trainees, mas usualmente os processos oferecem de dez a 15 vagas. Como praticamente 100% das empresas requerem que o candidato saiba inglês, estudar e praticar a língua é um dos pontos cruciais do processo de qualificação.
“Tem que ter o inglês na ponta da língua e alguns programas já pedem até o espanhol. Se o candidato tem uma terceira língua, passa a ser um bônus para empresa”, disse Ricardo, ao destacar que o candidato também deve treinar a resolução de testes lógicos (pois eles são aplicados durante as seleções) e estudar bem a empresa para o qual pleiteia uma vaga. Dessa forma, será possível saber qual a origem da corporação, o que ela faz exatamente e o perfil de profissional que procura.
“Se a empresa tiver ponto forte na China, por exemplo, o profissional que saiba Mandarim passa a ser interessante para ela”, apontou Ricardo, ao revelar que a dinâmica de grupo é outra etapa temida pelos candidatos.
“Não tem segredo para passar em uma dinâmica, todo mundo procura pessoas que saibam trabalhar em grupo, tenham bom relacionamento, facilidade para realizar projetos e obter resultados, saibam lidar com imprevistos e tomar decisões. Ou seja, que tenham um pensamento estratégico”, orientou.
EXPERIÊNCIA
Enquanto ainda está na faculdade, também é importante que o profissional procure um estágio, já que essa vivência prática traz amadurecimento e irá ajudar no desempenho dele durante as dinâmicas. “O cara tem que fazer estágio e aprender a viver, trabalhando, tem que ter ambição por conhecimento. O trainee ideal é aquele que quer aprender como realizar as tarefas”, disse.
Geralmente, um trainee começa a carreira na empresa ganhando R$ 4.500,00 e durante o programa já obtém aumento salarial, chegando ao final de dois anos com vencimentos de até R$ 6 mil.
Geralmente, as inscrições e ofertas de vagas para trainees começam em agosto e seguem até este mês.
Surgem oportunidades em todas as áreas do conhecimento, mas é preciso que o candidato tenha disponibilidade para se deslocar, mudar de cidade em âmbito nacional ou até internacional.
Comentários