VAMOS TRABALHAR
Dilma sanciona lei que criou novos cargos públicos
Cargos são destinados aos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Publicado em 09/10/2011 às 6:30
Quem está de olho nas oportunidades de ingressar no serviço público deve ficar atento a concursos nos tribunais regionais do trabalho. No início de setembro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.474 que cria 702 vagas nos tribunais.
Os cargos são destinados aos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Do total de vagas, 92 serão para juízes; 146 para técnico judiciário, com exigência de nível médio; 363 analista judiciário, nível superior; e 102 comissionados. Há previsão também da realização de concurso público para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A presidente autorizou a criação de 103 novos cargos comissionados para os quais não é necessário seleção. Além disso serão criadas 210 vagas efetivas.
As promessas de realizar concurso público no próximo ano, caso sejam cumpridas, podem pôr fim a um marasmo que vem se estendendo por muitos anos. Especialistas defendem regularidade na realização de concursos para evitar um colapso com consequências irreversíveis a médio prazo.
Embora o orçamento preveja quase o dobro de contratações que o estimado este ano, em 2012 só serão autorizados concursos para áreas essenciais. O projeto de lei 2.205/2011 prevê a troca de terceirizados por concursados.
Comentários