VAMOS TRABALHAR
Divulgar trabalhos na internet é uma necessidade, dizem profissionais
Maquiadora e DJ apostam na visibilidade da rede.
Publicado em 19/02/2011 às 18:49
Karoline Zilah
A maquiadora paraibana Kátia Freire é bem determinada na hora de explicar por que motivo apostou na internet para divulgar seu trabalho: "Ter um site não é uma vaidade. É uma necessidade para estar incluído no mercado de trabalho com diferencial".
Segundo ela, as redes sociais fizeram com que mais pessoas conhecessem suas capacidades, o que acabou lhe trazendo mais clientes.
Para isso, Kátia (foto) lança fotografias dos cabelos e maquiagens que produz, criando uma espécie de 'vitrine' ou 'portfólio'.
Neste mês de fevereiro, sua última empreitada foi o lançamento de um site mostrando os diferentes tipos de serviços que ela oferece.
No mundo da música eletrônica, a alternativa de divulgação é semelhante. O DJ Astek, nome artístico do paraibano Daniel Nóbrega, se lançou na internet em 2002, quando começou a tocar em festas.
A primeira ferramenta utilizada foi o programa de bate-papo mIRC. "Eu participava de canais de bate-papo e promovia festas ou divulgava músicas e CDs por lá", relembra.
A partir daí, ele foi acompanhando o surgimento de novos recursos na web. Hoje, apresenta seu currículo, suas produções e panfletos de festas por meio de blog, no Twitter, no Facebook, no Orkut e em dois sites especializados para músicos, o MySpace e o SoundCloud.
Para Kátia, adaptar-se às novas tecnologias é uma necessidade. "Do mesmo jeito que a máquina de datilografar saiu de linha, hoje tudo é feito pelo computador ou pelo celular. A internet é uma forma de divulgar 24 horas online e meu currículo pode ser atualizado a qualquer momento. Já um currículo de papel pode ficar três meses parado no birô de um escritório", defende Kátia.
Maior visibilidade
Tanto o DJ Astek (foto) quanto a maquiadora Kátia Freire defendem que as vantagens de expor os serviços e criações na internet são a visibilidade e a mídia gratuita. Segundo Astek, 70% dos convites que ele recebe para tocar em festas surgem da promoção que ele faz do próprio trabalho na web.
"Um dos grandes benefícios hoje é a função de compartilhamento de links e informações. Uma postagem minha no Twitter de repente se multiplica, e pessoas que não me conhecem têm acesso ao meu trabalho", explica o DJ.
Segundo Kátia, fotógrafos, cabeleireiros e maquiadores de outros Estados já entraram em contato interessadas em seus serviços. Para ampliar o público, ela está desenvolvendo uma versão de seu site em inglês. "Não posso descartar as oportunidades que a rede mundial oferece", alerta.
Comentários