VAMOS TRABALHAR
Edital com 200 vagas para professores na UEPB sai na sexta-feira
Publicação prevista para início de junho foi adiada. Processo seletivo deve acontecer em julho.
Publicado em 14/06/2011 às 8:59
Do Jornal da Paraíba
A publicação do edital do concurso público para professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), prevista para o início do mês, foi adiada devido ao grande número de solicitações de novas vagas encaminhadas pelos coordenadores dos cursos da instituição. Ao todo foram solicitadas 355 contratações, uma demanda 77% maior do que o limite previsto, que é de 200 vagas.
De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento da UEPB, o edital deverá ser publicado até a próxima sexta-feira, já que o objetivo é contar com os novos docentes no início do segundo semestre no dia 1° de agosto.
O processo seletivo deverá ocorrer na primeira quinzena do mês de julho, com contratação imediata dos aprovados. A distribuição das vagas será definida até amanhã, após uma reunião com a reitora Marlene Alves.
“Infelizmente não deu para cumprir o prazo que nós estabelecemos anteriormente, mas já concluímos o levantamento da vagas. Até a próxima quarta, devemos apresentar o levantamento para a reitoria e definir as datas e a distribuição das vagas”, explicou Antônio Rangel Júnior, pró-reitor de Planejamento da UEPB.
O número de vagas ofertadas não será ampliado, apesar da grande demanda por novos professores. A UEPB está avaliando quais as solicitações poderão ser atendidas, mas o objetivo é contemplar todos os departamentos nos oito campi da instituição espalhados por todo o Estado.
Serão priorizados os novos campi em funcionamento desde o ano passado, além dos cursos e áreas que possuem o número reduzido de professores. Outra prioridade será a qualificação do corpo docente da pós-graduação da UEPB, por isso a maioria das vagas será destinada a candidatos com doutorado.
As solicitações de abertura de novas vagas que não forem atendidas neste concurso deverão ser contempladas nos próximos dois anos. Com o concurso de 2011, a proporção de substitutos deve cair até o final do ano para 15% do corpo docente da UEPB.
A primeira etapa da seleção de professores já foi realizada neste semestre em caráter de urgência para as áreas de língua inglesa e espanhola, atendendo a uma carência da instituição. Foram abertas 12 vagas nestas áreas no último mês de maio, restando ainda 188 vagas dentro do limite autorizado pela reitoria para 2011.
Ainda em 2011, a UEPB vai realizar outro concurso público para o preenchimento de 200 vagas para servidores do corpo técnico-administrativo. Ainda não há previsão para a publicação do edital.
“É um outro concurso que com uma situação diferenciada. Será uma prova unificada para todas as vagas, o que facilita a operacionalização. Priorizamos agora o concurso dos professores, porque a contratação dos técnicos pode ser feita no decorrer do semestre sem prejudicar as aulas”, explicou Rangel Jr.
A maioria das vagas será para funções de nível médio, que devem ficar com 70% a 80% do total de novos postos de trabalho, mas haverá também vagas para profissionais com nível superior. A UEPB possui oito campi.
Comentários