VAMOS TRABALHAR
Empresas incentivam crescimento de estagiários
Entrar em uma empresa como estagiário ou temporário e assumir, após um certo período, cargos como supervisor e gerente, é uma realidade cada vez mais frequente.
Publicado em 15/10/2011 às 6:30
Entrar em uma empresa como estagiário ou temporário e assumir, após um certo período, cargos como supervisor e gerente, é uma realidade cada vez mais frequente. Claro que isso não acontece todos os dias, mas histórias que comprovam essa tendência não faltam. Uma boa oportunidade de crescer como profissional sem ter, necessariamente, que mudar de empresa.
A consultora organizacional da Destaque.se, Suzana Melo, explicou que se tornou comum “as empresas darem oportunidades aos que já fazem parte da equipe”. Segundo ela, “com a escassez e a dificuldade de mão de obra especializada, as empresas estão cada vez mais de olho nos bons profissionais internos”.
Para as empresas, conforme Suzana, é vantajoso investir no funcionário. “As empresas buscam qualificar o funcionário para determinada área em que eles melhor se identificam ou têm melhor desempenho. É comum surgir essa oportunidade”, contou a consultora, acrescentando que “com isso, saem ganhando tanto o profissional como a empresa, que não terá de perder tempo recrutando outro funcionário”.
De acordo com a consultora, quem pensa em crescer dentro da empresa tem levar em consideração alguns pontos importantes e essenciais. “Ter um bom relacionamento pessoal na empresa, ter foco e planejamento e aproveitar as oportunidades que a empresa te dá, se dedicando incondicionalmente”, afirmou Suzana.
Ela chamou a atenção para os estágios e contratos temporários, os quais podem ser o início de um caminho de sucesso. “Estágios bem feitos podem render bons frutos para o crescimento profissional. Para isso, deve se levar em conta também se a empresa em questão costuma dar oportunidade aos que fazem parte do quadro de profissionais”, declarou.
Quem almeja a ascensão precisa ter competências importantes para a empresa, conforme ressaltou Suzana. “O profissional de hoje precisa ser multifuncional, ter habilidade para trabalhar em equipe, inteligência, experiência e valores éticos”, disse. Além disso, “precisa ser capaz de entender as estratégias de sua empresa, e ter espírito de liderança, a ponto de fazer parte dos grandes desafios que as empresas enfrentam”.
A seguir, você vai conhecer histórias que mostram que essa ascensão é possível sim, quando se tem disciplina, persistência e compromisso com a empresa. Nos relatos, será possível observar a ousadia dos funcionários que não se conformaram com a posição ocupada e se mostraram competentes para assumir funções hierarquicamente mais altas.
Comentários