VAMOS TRABALHAR
Enem para adultos facilita acesso a melhores empregos e salários
Ensino Médio permite acesso a vagas mais concorridas.
Publicado em 04/07/2010 às 8:00
Karoline Zilah
A garantia de uma vaga no mercado de trabalho, ou mesmo de escalada profissional e salarial, ganhou mais um aliado este ano com a implantação de novas regras para o Exame Nacional do Ensino Médio. É que embora o Enem funcione como uma avaliação da qualidade da educação secundarista brasileira e como instrumento de entrada para o ensino superior, ele agora garante certificado de conclusão para adultos que não frequentaram o Ensino Médio ou o supletivo, o que abre portas para que estes ocupem cargos ainda mais qualificados na luta por um emprego.
Para o professor Marlus Geronasso, coordenador do curso preparatório do grupo Uninter para o Enem, o Ministério da Educação apenas oficializou e ampliou os benefícios de uma prática que já vinha acontecendo em anos anteriores para adultos. É que antes o exame permitia que apenas alunos do Ensino Médio participassem, mas como suas notas passaram a ser aceitas pelos cursos superiores, muitos adultos substituíram o vestibular por este processo seletivo para garantir uma vaga na universidade. Agora, estas provas dão direito a mais uma finalidade: a certificação de escolaridade no Ensino Médio.
De acordo com Cassio Cabral, diretor executivo da Unepi (instituição paraibana que disponibilizará o curso preparatório do Enem em João Pessoa), o diploma do Enem se traduz, na prática, em maior capacitação que o candidato ocupe um cargo de nível médio ou superior, caso aproveite para ingressar em um curso universitário. Alguém que antes só poderia ser admitido em vagas de nível fundamental, por exemplo, amplia suas oportunidades profissionais e passa a ter titulação necessária para vagas mais concorridas e que oferecem melhores salários.
Dicas
Direto de Curitiba, no Paraná, Marlus Geronasso conversou com o Paraíba1 e deu aos internautas, tanto adultos quanto jovens estudantes, algumas dicas sobre o que muda no Enem deste ano. Ele é professor de Língua Portuguesa e coordenador do grupo Uninter, que oferece um curso preparatório a distância para o Enem a partir de agosto na Paraíba através da Unepi em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação. No Jornal da Paraíba será possível adquirir encartes do material didático. Já no Paraíba1, o internauta vai encontrar conteúdo exclusivo com simulados online para testar seus conhecimentos.
Segundo o professor, o curso é interativo e permite que o aluno tenha acesso às quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, da Natureza, Exatas e Biológicas. Para ele, isso auxilia o candidato ao Enem a assimilar que o exame tem um caráter diferente dos vestibulares tradicionais.
“O Enem nasceu em 1998 trazendo ao setor educacional uma metodologia diferente de avaliar os conhecimentos dos estudantes. Ele é diferente dos vestibulares porque exige interpretações e lança para os candidatos questões que se incorporam à sua vida cotidiana. São questões mais dedutivas, independentes de fórmulas”, explica Geronasso. “Se o aluno for orientado a trabalhar na resolução de questões dentro desta esfera, ele vai se sair muito bem”, justifica a necessidade um curso preparatório.
A última dica do professor é, na verdade, um alerta para a única diferença de conteúdo que o Enem terá neste ano. Será um novo desafio para os candidatos: a prova de língua estrangeira moderna, que antes não era aplicada. De acordo com o professor, o participante deverá optar, no ato da inscrição, por uma avaliação em Inglês ou Espanhol, por isso deverá ficar atento para não escorregar no desempenho.
Comentários