VAMOS TRABALHAR
Nova Loje abre espaço para outros concursos no Judiciário paraibano
Implementação da Loje, prevista para ocorrer no decorrer de cinco anos, prevê a criação de mais de 830 cargos de servidores efetivos, fora comissionados e magistrados.
Publicado em 27/06/2010 às 11:47
Aline Lins
Do Jornal da Paraíba
Com a aprovação pelo Pleno do Tribunal de Justiça do anteprojeto da nova Lei de Organização Judiciária novos concursos públicos serão realizados na Paraíba para oficial de Justiça, contador (para o cargo de analista judiciário, área administrativa - especialidade contabilidade) e para juízes de Direito. Além do mais, estão previstos cargos de médico (psiquiatra), psicólogo e assistente social.
A implementação da Loje, prevista para ocorrer no decorrer de cinco anos, prevê ao todo a criação de mais de 830 cargos de servidores efetivos, fora comissionados e magistrados. Consta ainda a polêmica proposta de se abrir mais quatro vagas de desembargador.
Só para oficial de Justiça, serão 147 vagas para bacharéis em Direito. A criação dos cargos de médico (psiquiatra), psicólogo e assistente social se deve ao fato de que esses servidores integrarão a equipe multidisciplinar dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, cuja criação está sendo proposta na nova Lei e vem sendo reivindicada há anos pela sociedade.
Essa equipe multidisciplinar, segundo o anteprojeto, terá dois assistentes sociais, dois psicólogos e um médico, na capital, e o mesmo quadro em Campina Grande, totalizando dez servidores nas duas comarcas.
Mais cargos
Já o artigo 8º da Lei prevê 34 cargos de analista judiciário; 147 cargos de analista judiciário – especialidade execução de mandados (oficiais de justiça); 12 cargos de analista judiciário – especialidade contabilidade; dois cargos de analista judiciário – especialidade assistente social; dois cargos de analista judiciário – especialidade psicologia; um cargo de analista judiciário – especialidade medicina psiquiátrica; 407 cargos de técnico judiciário – área judiciária; 23 cargos de técnico judiciário – área administrativa; e 203 cargos de auxiliar judiciário.
Comentários