icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Questões mesclam mais de um assunto e podem induzir ao erro

Outra questão que pode induzir os candidatos ao erro na prova de informática são as relacionadas aos navegadores de internet.

Publicado em 30/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:08

No caso dos conteúdos relacionados à internet, é importante que os candidatos estudem os programas de navegação, protocolos e segurança da informação. Neste último, deve-se ficar atento às diferenças entre os aplicativos e a funcionalidade de cada um (malwares, worms, “cavalo de troia” e spyware), além dos diferentes tipos de navegadores de internet.

De acordo com o professor Vimerson Dantas, há confusão entre os conceitos e funções dos programas de navegação e aplicativos para a segurança da informação. “Dentro desse último, nós temos os malwares, que é uma categoria de programas maliciosos. Depois temos os worms, que replicam cópias de si mesmo, e os spywares (espécie de 'espiões'), sendo que cada um tem uma função específica no ataque aos computadores e não são a mesma coisa que vírus, como a gente costuma achar”, lembra o professor.

Outra questão que pode induzir os candidatos ao erro na interpretação das questões da prova de informática são os conceitos relacionados aos navegadores de internet. Conforme o professor, os candidatos misturam o nome do navegador utilizado com a empresa desenvolvedora da ferramenta. “Muita gente acha que o navegador é o Mozila. Mas, na verdade é o Firefox. O primeiro se refere à empresa que criou o navegador”, exemplifica. A mesma atenção também deve ser dada aos servidores que hospedam as contas de correio eletrônico e email.

Vimerson Dantas lembra ainda sobre os conteúdos relacionados às redes sociais. Embora quase não sejam cobrados em concursos, os conteúdos relacionados a esses sistemas podem ser lembrados em questões que envolvam segurança da informação ou atualidades, por exemplo.

“Embora não seja um recurso que faça parte do dia a dia do servidor público, esse é um assunto que está em evidência e faz parte do básico que todo mundo deve saber”, disse.

DICAS

Além de procurar conhecer as modalidades de provas elaboradas pelas organizadoras dos concursos, outra estratégia de aprendizagem é manter o sistema operacional e demais programas do seu computador sempre atualizados.

CONFIRA OUTRAS DICAS DE VIMERSON DANTAS:

Os sistemas operacionais Windows e Linux (que é livre) são os mais cobrados nas provas. No site da Microsoft, por exemplo, há sempre informações atualizadas sobre as funcionalidades dos sistemas operacionais;

Quanto aos conceitos e teorias, estude assuntos relacionados a hardware, software e aplicativos para escritório (Microsoft Office e Libreof);

Aprenda as teclas de atalho para realizar as funções;

Pratique para conhecer os nomes das funções e termos técnicos;

Escolhido o concurso que você participará, tente resolver as questões das provas anteriores para saber o que será cobrado e o estilo das questões.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp