COTIDIANO
STF manda União pagar R$ 87,2 milhões em dívidas do Fundef para Educação de Campina Grande
Recursos deverão ser repassados para caixa da prefeitura nos próximos dias. Decisão atendeu pedido da Procuradoria do município
Publicado em 17/12/2020 às 13:31 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:45
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o pagamento de R$ 87,2 milhões, oriundos de dívidas do antigo Fundef, para o município de Campina Grande. A decisão foi do ministro Luiz Fux, ao analisar um pedido de execução feito pela Procuradoria Geral do Município. Os recursos terão de ser destinados, exclusivamente, para ações e serviços na Educação e deverão ser transferidos para os cofres municipais nos próximos dias.
No processo o município pediu a suspensão dos efeitos de uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3ª), que havia travado o pagamento dos recursos a municípios por parte da União. O acumulado é relativo a verbas repassadas a menor pela União desde 1998.
"Verifico que a jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal, além do pacífico entendimento sobre o dever da União de suplementação de recursos do FUNDEF. Permitir a permanência de entrave à liberação dos valores em tela é, em última análise, coadunar com a perpetuação de danos há muito experimentados pelos cidadãos dos Municípios", assinala a decisão do ministro Fux.
"Essa decisão foi importante porque era uma luta antiga, que travamos na procuradoria", assinalou o procurador geral do município, José Fernandes Mariz.
Na prática, muito provavelmente, o dinheiro já assegurado pela decisão judicial vai estar no cofre da prefeitura no início da futura gestão municipal. É dinheiro em caixa, numa área importante para qualquer administração.
Comentários