icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Reforma do Palácio da Justiça da Paraíba deve ser entregue em novembro

Obras foi iniciada há três anos, mas passou por uma série de atrasados devido a pandemia da Covid-19 e ao tamanho das intervenções necessárias.

Publicado em 29/07/2022 às 11:29


                                        
                                            Reforma do Palácio da Justiça da Paraíba deve ser entregue em novembro
Foto: divulgação/TJPB

Iniciados em 2019, mas com vários atrasados devido a pandemia da Covid-19, as obras de restauração do Palácio da Tribunal de Justiça da Paraíba receberam nova data para a conclusão: novembro deste ano. O presidente presidente do TJ, desembargador Saulo Benevides, disse que a restauração está em pleno andamento e a obra deve ser entregue em novembro.

A atual fase das obras passa pelo restauro das esquadrias, pisos em madeira, fachada, além da retirada das pinturas anteriores, para viabilizar a correção de imperfeições. A parte hidráulica da edificação será o próximo passo dos trabalhos.

De acordo com a gerente de Engenharia e Arquitetura do TJ, Marieta Tavares de Melo, o Palácio da Justiça é composto por quatro blocos e, por ser um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), os trabalhos exigem a dedicação e empenho de vários profissionais ao mesmo tempo. “Tudo tem sido feito com zelo ao patrimônio histórico e a um prédio que faz parte da memória afetiva de todos os paraibanos”, comentou.

A elaboração do projeto e, agora, a fiscalização da obra vem sendo acompanhada pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). A diretora do órgão, Simone Guimarães, destacou que já foram investidos mais de R$ 10 milhões no local.

O prédio

Os trabalhos de restauração do prédio foram iniciados em agosto de 2019. Havia expectativa de que os trabalhos fossem terminados no final de 2020 a início de 2021, mas a pandemia da Covid-19 acabou atrasando o andamento das obras.

O prédio do TJPB está interditado desde abril de 2018, após uma inspeção realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em conjunto com o Ministério do Trabalho (MTb) identificar uma série de problemas estruturais no local. À época, o então presidente do Tribunal, desembargador Joás de Brito Pereira, disse que o Poder Judiciário não tinha dinheiro para realizar as melhorias necessárias.

A sede do TJPB é antiga e tombada pelo IPHAEP e IPHAN. O Palácio da Justiça funciona nessa edificação desde julho de 1939, conforme informações contidas no relatório entregue ao MPT. O relatório – que contém 31 páginas – aponta uma série de “pontos críticos” na estrutura, com risco de acidentes e desabamento de parte do teto.

Imagem ilustrativa da imagem Reforma do Palácio da Justiça da Paraíba deve ser entregue em novembro

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp