icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Após decisão da Justiça, Fiep tem novo presidente; saiba quem é

Publicado em 05/05/2023 às 9:27


                                        
                                            Após decisão da Justiça, Fiep tem novo presidente; saiba quem é

A Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) tem um novo presidente. O industrial do setor têxtil Pedro Abrantes, da região de Cajazeiras, assumiu interinamente o comando da entidade ontem à tarde. Ele chega à Presidência após a decisão da Justiça do Trabalho que determinou o afastamento do presidente Buega Gadelha do cargo, depois das três denúncias apresentadas pelo Gaeco e dos questionamentos sobre falta de prestação de contas na instituição.

Já ontem Abrantes não perdeu tempo.

Ele manteve reuniões com representantes das duas chapas que disputaram a eleição da entidade no início do ano. Uma postura interessante, que demonstra a tentativa de restabelecer o diálogo entre os dois grupos.

Pedro Abrantes é dono da Fiação Patamuté e gera mais de mil empregos diretos com unidades na Paraíba e em São Paulo.

Conforme o estatuto da Fiep, caso o afastamento de Buega seja mantido, o presidente interino deverá permanecer no cargo por 30 dias. Depois disso será realizada uma nova eleição, entre os três vice-presidentes, para escolha do nome que ficará na Presidência de forma definitiva.

A decisão judicial do afastamento de Buega

O magistrado atendeu a um pedido de concessão de tutela provisória movido pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico e de Resinas Sintéticas (Sindiplast/PB).

Um outro pedido de afastamento já havia sido feito, mas agora o pleito ganhou força após o presidente ter sido denunciado por três vezes pelo Ministério Público. 

As denúncias apontam um suposto envolvimento dele em fraudes praticadas na execução de obras do Sistema S no Estado e já foram amplamente retratadas pelo Blog.

Conforme o magistrado, a Fiep “está a dificultar o acesso aos interessados de documentos que estejam arquivados relacionados às contas e que corroborem a prestação de contas apresentadas e balanços”.

“Tal cenário de fato e de direito faz recomendar, a nosso sentir, aadoção do Poder Geral de Cautela e nesse sentido defiro, parcialmente, a pretensão do demandante no sentido de determinar o imediato afastamento do Sr. Francisco Gadelha da Presidência da FIEP, determinando que a demandada, por meio do substituto temporário do Sr. Gadelha (Vice-Presidente Executivo mais idoso / §§ 2º e 3ºdo Art. 25 do Estatuto)”, diz a decisão.

Dias atrás a Justiça também condenou a Fiep ao pagamento de quase R$ 100 mil em multas por descumprimento de decisões judiciais.  

É a segunda vez que o mandatário, reconduzido para o cargo no ano passado, deixa a função por decisão judicial. A primeira foi em 2019, no bojo da operação Fantoche, da Polícia Federal.

Imagem ilustrativa da imagem Após decisão da Justiça, Fiep tem novo presidente; saiba quem é

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp