icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

TJPB nega pedido da Abrasel para suspender Lei do Couvert Artístico

A lei determina o repasse integral aos músicos do valor arrecadado com o couvert artístico em bares e restaurantes na Paraíba.

Publicado em 14/07/2025 às 15:15 | Atualizado em 14/07/2025 às 16:35


				
					TJPB nega pedido da Abrasel para suspender Lei do Couvert Artístico
Francisco Franca

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) derrubou, por unanimidade, nesta segunda-feira (14), o pedido liminar da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - seccional na Paraíba (Abrasel-PB) para derrubar a “Lei do Couvert Artístico”, que determina o repasse integral aos músicos do valor arrecadado com o couvert artístico em bares e restaurantes na Paraíba.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade, com pedido liminar, foi apresentada à Justiça sob o argumento que a lei interfere nas relações privadas entre artistas e estabelecimentos e que feriria o princípio da autonomia contratual.

Também afirmou que a lei, ao tratar de questões ligadas ao Direito do Trabalho e ao Direito Civil, ultrapassaria a competência da Assembleia Legislativa, que não pode legislar sobre esses temas, que seriam de competência da União.

O mérito do pedido ainda deverá ser apreciado pelo órgão Especial do TJPB.

Em nota, a Abrasel-PB informou que aguardar acesso ao inteiro teor dos fundamentos que embasaram da decisão para posicionamento. "A ABRASEL-PB opta por não emitir qualquer pronunciamento oficial neste momento, reiterando sua plena confiança no reconhecimento e acolhimento dos fundamentos de seu pleito", disse.

Cida Ramos celebra decisão

A proposta foi apresentada pela deputada Cida Ramos (PT), que comemorou a decisão da Justiça. Segundo ela, a sentença respeita o Legislativo paraibano, assim como encontra sintonia com a opinião pública, que desde a aprovação da nova lei tem se manifestado em favor dos artistas.

"Essa decisão é uma vitória de cada pessoa que entende a importância do trabalho de um artista na sociedade. Nossa lei propõe apenas que o dinheiro destinado aos artistas chegue até eles, o que é devido, em vez de se transformar em ampliação de lucros e exploração. Quem defende os artistas está do lado da Lei do Couvert Artístico", comemorou a parlamentar.

O que diz a lei

De acordo com o texto sancionado pelo governador João Azevêdo, o valor cobrado dos clientes a título de couvert artístico deve ser destinado por completo ao profissional ou grupo musical que se apresenta no local. A única exceção prevista na lei é para casos em que houver acordo ou convenção coletiva da categoria, permitindo que até 20% do valor arrecadado seja retido para o pagamento de encargos sociais, previdenciários, trabalhistas e direitos autorais.

A nova legislação também estabelece um modelo de fiscalização compartilhada. Caberá à Ordem dos Músicos do Brasil verificar se os artistas estão atuando conforme as determinações legais e o próprio estatuto da entidade.

As prefeituras, por meio das secretarias de Cultura ou órgãos equivalentes, também terão papel fiscalizador. Além disso, músicos e sindicatos poderão acompanhar o cumprimento da lei, exigindo que o número de clientes pagantes esteja previsto em contrato e devidamente documentado.

Os estabelecimentos deverão ainda afixar, na entrada, uma cópia do contrato firmado com o artista, comprovando que o valor cobrado será repassado a ele. Informações claras sobre a cobrança também precisam estar visíveis ao público.

Imagem ilustrativa da imagem TJPB nega pedido da Abrasel para suspender Lei do Couvert Artístico

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp