Gatos aprendem nomes dos donos, diz estudo da universidade de Kyoto

Estudo feito por pesquisadores da universidade de Kyoto, no Japão, analisou 48 gatos.

Foto: Luana Silva/Jornal da Paraíba

Os gatos aprendem nomes dos donos. A descoberta foi feita por cientistas da universidade de Kyoto, no Japão. Até o momento, era conhecida a capacidade dos felinos de identificar seus próprios nomes, mas com relação aos tutores esta é a primeira vez.

Foram analisados 48 gatos. Os pesquisadores mostraram aos felinos uma foto de um gato conhecido, ou seja, que viviam no mesmo local que eles. Depois, chamavam o animal da foto pelo nome correto e, em seguida, por um nome errado. Por fim, observavam se o felino ficava olhando para a imagem por mais tempo após ouvir o nome incorreto.

“Os gatos domésticos prestaram atenção no monitor por mais tempo quando o nome errado foi chamado, indicando um ‘efeito de violação de expectativa’”, escreveram os pesquisadores no estudo, publicado na revista Scientific Reports.

Os pesquisadores afirmam que esse é um sinal de que o gato sabe o nome real do animal retratado.

O experimento foi então repetido, mas com fotos dos donos de 26 gatos recém-recrutados. A força da conexão foi mais forte para outros felinos do que para humanos, mas os pesquisadores estão confiantes de que os gatos têm alguma capacidade de aprender os nomes de seus donos.

No entanto, ainda é necessário aprofundar os estudos para entender como os gatos entendem e conseguem associar nome e rosto.