Romaria da Penha 2023: tradicional peregrinação acontece em João Pessoa, neste sábado (25)

Romaria da Penha está prevista para começar às 22h, iniciando na Igreja de Lourdes e terminando na Igreja da Penha. Veja como vai ser o percurso da caminhada, o esquema de trânsito e de segurança na cidade.

Divulgação/Pascom

A 260ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha acontece neste sábado (25), em João Pessoa. A Romaria da Penha 2023 parte da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe, ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Zona Sul da cidade. A Arquidiocese da Paraíba espera mais de 500 mil pessoas participando do evento

O Jornal da Paraíba separou os principais detalhes do percurso da romaria, o esquema de trânsito e a segurança que vai ser aumentada na cidade. 

Percurso da Romaria da Penha

De acordo com a organização do evento, a Romaria está prevista para começar às 22h desta sexta. o trajeto começa saindo da Igreja de Lourdes. A  peregrinação segue pela Avenida João Machado, Avenida Dom Pedro II e Via Expressa Padre Zé (UFPB). Os romeiros vão passar pela principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira, até a Penha.

Confira o mapa do trajeto pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). 

Mapa do trajeto da Romaria da Penha feito pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).
Mapa do trajeto da Romaria da Penha feito pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). Foto: divulgação/Semob-JP.

Esquema de ônibus 

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) divulgou o esquema de trânsito e o funcionamento dos ônibus para a 260ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha. A estimativa do órgão é de que 500 mil pessoas participem do evento. 

Serão disponibilizadas duas áreas na PB-008, uma no sentido Estação Cabo Branco e outra no sentido Centro de Convenções, para táxis e ônibus. Os fiéis que pretendem retornar da Praia da Penha utilizando o transporte coletivo urbano vão contar com uma frota de mais de 100 ônibus, que circularão a partir das 4h, saindo da entrada da Penha, na PB-008.

A partir das 3h, com o retorno de alguns romeiros já para suas residências, também serão disponibilizados veículos no Terminal de Integração do Varadouro (TIV), para que, de acordo com a demanda, a equipe de supervisão da Semob-JP, juntamente com representantes dos consórcios, direcione os carros para os bairros que houver necessidade.

Já no início da manhã do domingo, o quadro operacional de ônibus volta à normalidade para o dia. Mais detalhes sobre as linhas e horários podem ser conferidos acessando o site da Semob-JP.

Plano de trânsito 

Romaria da Penha 2023: tradicional peregrinação acontece em João Pessoa, neste sábado (25)
Foto: Semob/Reprodução

Alguns bloqueios e desvios vão ser feitos pelos agentes de mobilidade urbana. Inicialmente, no Centro, vão interditar parcialmente, a partir da manhã de sábado, um trecho da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Rua Rodrigues Chaves, para a montagem do palco da celebração da missa. A circulação será impedida no sentido Cemitério Boa Sentença.

A partir das 16h, uma das faixas, no sentido Centro/bairro, será interditada, permitindo a organização dos trios elétricos. Já a partir das 18h, com a chegada da carreata com a imagem da santa e o aumento na aglomeração de fiéis, implicará no avanço dos bloqueios, levando a uma interdição total da Avenida.

O Santuário da Penha estará totalmente interditado a partir das 7h do sábado. Será permitida apenas a circulação de veículos operacionais e particulares que contarem com o adesivo de permissão de acesso.

Segurança

anuário brasileiro de segurança pública estudar para concursos das polícias
Foto: Polícia Militar

Mais de 1.400 agentes provenientes das Forças de Segurança do estado vão atuar na romaria. A atuação da Polícia Militar vai contar com 910 agentes, que estão divididos entre entre 542 a pé e 368 em meios motorizados.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional de João Pessoa (Samu-JP) publicou nesta quarta-feira (22) um Plano Operacional de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel. As unidades móveis e os profissionais de saúde estarão localizados em pontos estratégicos, conforme o avanço do trajeto da grande caminhada dos romeiros.