COTIDIANO
Cidade gaúcha tem surto de hepatite A com 60 casos confirmados
Em todo o ano de 2009, 19 pessoas foram contaminadas. Entenda os tipos de hepatite, seus sintomas e como tratar
Publicado em 13/03/2010 às 9:40
Do G1
A cidade gaúcha de Rio Grande (RS), com pouco mais de 195 mil habitantes, está vivendo um surto de hepatite A. De dezembro de 2009, quando foi confirmado o primeiro caso, até hoje, 60 pessoas foram diagnosticadas com a doença, diante de 78 notificações. O número assusta também pela rapidez com que tem crescido. Em todo o ano de 2009, já incluindo o caso que deu início ao surto, foram apenas 19 pessoas contaminadas.
Ainda não há uma causa confirmada para o surto de hepatite A na cidade, mas a Secretaria Estadual da Saúde acredita que a transmissão pode ter ocorrido por meio de um viajante, ou por meio de um morador de outra cidade do país que tenha se mudado para Rio Grande.
“Rio Grande é uma cidade portuária, e o porto está passando por obras de ampliação. Por isso, uma hipótese é que um dos trabalhadores que tenha vindo de outro estado tenha trazido a doença”, diz ao G1 Marilina Bercini, chefe da divisão de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.
De acordo com Marilina, os casos de hepatite A em Rio Grande se concentram no bairro de Castelo Branco. Por isso, a região também está sendo analisada com cuidado, a fim de descobrir a causa do surto. “Já verificamos que a água consumida pela população não apresenta problemas. Agora, estamos avaliando as condições da água de um lago no bairro e de uma vala de água”, afirma.
Comentários