COTIDIANO
Dezoito casais com reeducandos oficializam união em casamento coletivo católico em João Pessoa
Casamento coletivo reúne reeducandos em cerimônia com efeito civil e bênção religiosa.
Publicado em 06/09/2025 às 8:22

Dezoito casais compostos por reeducandos da Penitenciária Sílvio Porto, em João Pessoa, participaram de um casamento coletivo católico realizado na Igreja de São Francisco, no Centro da capital. A cerimônia, realizada na quarta-feira (3), contou com bênçãos religiosas e teve efeito civil, oficializando as uniões.
Entre os noivos, estavam Isabela Félix e Carlos Alberto da Silva. Isabela ressaltou a emoção de realizar um sonho adiado. “Sempre sonhei em casar, mas a distância nos separou. Quando vi esta oportunidade, me inscrevi e deu certo. Não consigo controlar a emoção”, disse. Carlos Alberto também afirmou estar feliz com a chance de oficializar a união. “Estou muito alegre e emocionado também, mas me segurando. Deus abençoa de todo jeito”, completou o reeducando.
A celebração foi conduzida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Delson, que destacou o amor como base fundamental do relacionamento. "O ensinamento de Jesus Cristo é o mandamento do amor, que se torna concreto, sendo luz, paz, conforto e energia para a caminhada do casal. Procurem trilhar o caminho do amor, do diálogo e da compreensão", aconselhou o religioso.

Também esteve presente o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, que conversou com os casais sobre respeito, perdão e a importância da união familiar. “Que vocês possam caminhar para frente; caminhar olhando para o amanhã, buscando dias melhores no horizonte", disse.
A iniciativa foi promovida pelo Judiciário da Paraíba, por meio do Tribunal de Justiça, Corregedoria-Geral de Justiça e Vara de Execuções Penais (VEP), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a Arquidiocese da Paraíba e outras instituições, com o objetivo de incentivar a reconstrução de laços afetivos e promover a ressocialização dos reeducandos.

Comentários