icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Diocese recorre ao TJ e, após liberação, realiza ordenação de padre durante pandemia na Paraíba

Publicado em 17/05/2020 às 12:42 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:13

Padre foi ordenado com número reduzido de pessoas presentes e celebração foi transmitida pelo Youtube

A diocese da cidade de Guarabira e a Paróquia Nossa Senhora da Piedade realizaram ontem a ordenação do padre Edson Terra da Silva. Mas a celebração, em tempos de pandemia, só aconteceu depois de uma autorização do Tribunal de Justiça da Paraíba. É que o evento havia sido suspenso pelo juiz Osenival dos Santos Costa, após o Ministério Público ter ingressado com uma Ação Civil Pública sob o argumento de que a celebração poderia provocar aglomeração de pessoas - algo não permitido pelo decreto estadual em vigor, que estabelece as medidas de isolamento social na Paraíba e a suspensão de cultos, missas e celebrações religiosas com público.

A decisão liminar saiu no último dia 15 (sexta-feira), mas na tarde de ontem o desembargador Frederico Coutinho decidiu liberar a realização da ordenação, após um Agravo de Instrumento proposto pela Diocese.

No documento a Diocese observou que a ordenação seria realizada com um número reduzido de pessoas, utilizando máscaras e seguindo as demais medidas de higiene exigidas pela Organização Mundial de Saúde. O evento poderia ser realizado com apenas cinco pessoas: "o Bispo Diocesano, Dom Aldemiro Sena dos Santos, um Padre, o Diácono Edson Terra da Silva e dois leigos que servirão de testemunhas.”

Na decisão, o desembargador assinalou que "defiro parcialmente o pedido de antecipação dos efeitos da tutela recursal, suspendendo a decisão liminar proferida nos autos do processo n° 0800359-97.2020.8.15.0461, para autorizar a realização da cerimônia de ordenação presbiterial do Diácono Edson Terra da Silva, com a presença das cinco pessoas elencadas na peça recursal, a saber: o Bispo Diocesano, Dom Aldemiro Sena dos Santos, um Padre, o Diácono Edson Terra da Silva e dois leigos que servirão de testemunhas. Autorizo, ainda, a participação dos responsáveis pela transmissão do evento nas plataformas digitais, limitada a duas pessoas".

A ordenação do padre Edson Terra aconteceu ontem à noite e foi transmitida pelo Youtube. O último balanço divulgado na Paraíba sobre coronavírus mostra que a cidade de Guarabira registrou 145 casos da doença.

Confira a decisão do desembargador na íntegra:

Confira a decisão, de 1º Grau, que proibiu o evento

Imagem

João Paulo

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp