COTIDIANO
Espanha promete tomar providências
Governo espanhol reage, e promete intensificar campanha para evitar execução da decisão argentina de expropriação da empresa espanhola.
Publicado em 18/04/2012 às 6:30
A decisão argentina de expropriar a petrolífera espanhola YPF gerou reações das autoridades da Espanha. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, prometeu tomar providências em breve. O ministro das Relações Exteriores, José Manuel Garcia Margallo, e da Indústria, José Manuel Soria, condenaram a medida e a consideraram arbitrária. Para eles, o clima de cordialidade existente entre os dois países está ameaçado.
De acordo com Margallo, o governo argentino quebrou um "acordo verbal" feito por autoridades em relação à exploração de petróleo por espanhóis no país. Segundo ele, inúmeros acionistas da Repsol, que é responsável pela YPF, serão prejudicados devido à decisão de expropriação definida pelo governo argentino.
Mariano Rajoy também vai intensificar campanha para evitar a execução da decisão argentina de expropriação da empresa espanhola, YPF. Rajoy viajará para o México e a Colômbia em busca de apoio político a fim de impedir que o governo da Argentina mantenha a decisão. Rajoy pretende conversar com os presidentes do México, Felipe Calderón, e da Colômbia, Juan Manuel Santos.
Comentários