COTIDIANO
Explosão em restaurante no Rio deixa três mortos
Acúmulo de gás dentro do restaurante Filé Carioca é a principal hipótese do Corpo de Bombeiros para o acidente.
Publicado em 14/10/2011 às 6:30
Uma explosão em um restaurante na manhã de ontem, na região da praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro, deixou três mortos – sendo dois funcionários do local – e outros 17 feridos, sendo três em estado grave. Todos os feridos foram socorridos ao Hospital Souza Aguiar. A explosão foi tão forte que os corpos das vítimas foram arremessados a cerca de 30 metros e encontrados do outro lado da rua. Os bombeiros encerraram na tarde de ontem as buscas por vítimas da explosão.
O prédio, na praça Tiradentes, vai continuar interditado, assim como o imóvel vizinho. O hotel Formule 1, que teve vidros estilhaçados com a explosão, foi liberado.
O acúmulo de gás dentro do restaurante Filé Carioca é a principal hipótese do Corpo de Bombeiros para o acidente. De acordo com a corporação, com o restaurante fechado devido ao feriado, o gás pode ter vazado durante todo o dia de anteontem, e a explosão pode ter acontecido quando os funcionários acenderam as luzes na manhã de ontem.
O prédio onde funcionava o restaurante não tinha autorização para usar GLP (gás de cozinha), de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros e do secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões. Botijões do gás foram encontrados no local. "A edificação não foi aprovada para utilização de gás combustível, seja sob a forma de cilindro GLP ou canalizado (de rua)", diz laudo de agosto de 2010 do Corpo de Bombeiros do Estado.
Acidente
A explosão ocorreu por volta das 7h40. O entregador Júnior Antônio dos Santos, 29 anos, que chegou meia hora atrasado para trabalhar, ajudou a reconhecer os corpos: Antônio Severino, chefe de cozinha, e Josimar dos Santos Barros, que trabalhava no local como sushiman. O terceiro corpo é de um funcionário do Bradesco, Mateus Maia Macedo, 19.
A explosão atingiu lojas até ao menos o 7º andar do edifício e dois estabelecimentos na lateral – uma loja de eletrodomésticos e uma sorveteria.
Comentários