COTIDIANO
Galdino pede que UFPB e UFCG dê bônus de 10% nas notas do Enem para alunos da Paraíba
Publicado em 09/04/2021 às 9:26 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:07
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
A suspensão das aulas presenciais na rede pública e, em alguns momentos, também na rede privada da Paraíba, de alguma forma deve trazer prejuízos educacionais aos estudantes. Diante desse cenário, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, sugere que seja dado um bônus de pelo menos 10% na nota do Enem aos estudantes que cursaram todo o ensino médio e residem no território paraibano.
O requerimento de Galdino será enviado aos reitores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, e da Universidade federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho.
A lógica do parlamentar é que a medida estabelece critérios de inclusão regional, bem como estimula o acesso aos estudantes do Estado a universidades. Adriano lembra que a iniciativa tem sido cada vez mais frequentes nas Universidades Públicas brasileiras, no intuito de fortalecer a influência regional no ingresso de estudantes ao ensino superior.
“Queremos sensibilizar toda a comunidade acadêmica e estudantil em resguardar a política já implantada em diversas universidades federais e expandi-la o máximo possível para todo o Brasil, sobretudo em nosso Estado, como forma de democratizar o acesso à educação superior e a reduzir as desigualdades regionais do país, garantindo a permanência de estudantes e futuros profissionais nas cidades do interior, além de trazer benefícios para as populações locais”, afirmou.
Interiorização
O presidente ressalta que a própria Constituição Federal admite iniciativas para erradicar a marginalização e desigualdades regionais, bem como o decreto nº 7.824/2012, que autoriza as Instituições federais de ensino a criarem outras modalidades de ação afirmativa, a exemplo da reserva de vagas.
“As universidades públicas brasileiras constituem um verdadeiro celeiro de ações afirmativas e que acabam servindo como uma caixa de ressonância para o fortalecimento dessas ações nos demais segmentos da sociedade. Entre 2003 e 2014, período no qual foram criadas 18 universidades no país, o número de municípios atendidos por essas instituições aumentou em 153%, e o número de matrículas na graduação presencial saltou de 500.459 para 932.263. A política de interiorização do ensino superior produz, portanto, um forte impacto na sociedade”, comentou.
Adriano acrescenta que a interiorização tem como propósito democratizar o acesso à universidade pela população das cidades pequenas e médias. “O objetivo de nosso requerimento é tornar o estado da Paraíba um dos pioneiros do país na adoção dessa ação afirmativa, valorizando significativamente os estudantes de nossa terra na conquista do tão sonhado acesso à Universidade”, completou.
*Com informações de assessoria
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