icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Linhas de ônibus de João Pessoa seguem reduzidas, e passageiros reclamam

Moradores da capital têm reclamado de demora, áreas desassistidas e ônibus lotados, contrariando as recomendações de distanciamento social.

Publicado em 09/10/2021 às 10:10


                                        
                                            Linhas de ônibus de João Pessoa seguem reduzidas, e passageiros reclamam
Linhas de ônibus de João Pessoa seguem suspensas, mesmo com retorno de atividades presenciais. Foto: Isabelle Mioto/Jornal da Paraíba

João Pessoa possui 99 linhas de ônibus, do total,  contudo, 70 estão em atividade e 29 estão suspensas. A informação é da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Com o retorno de grande parte das atividades presenciais, que haviam passado por mudanças por causa da pandemia, moradores da capital têm reclamado de demora, áreas desassistidas e ônibus lotados, contrariando as recomendações de distanciamento social.

É o caso de Rosângela Moura, moradora do Colinas do Sul. Após a suspensão da linha 1009 (Boa Esperança), o transporte para o Valentina ficou difícil para os residentes dos bairros Colinas do Sul e Irmã Dulce. Dessa forma, eles precisam caminhar até o conjunto habitacional vizinho para pegar o 9901.

"Temos que ir a pé até o conjunto vizinho pra pegar o 9901 que vai até o shopping de Mangabeira. Tá difícil. Sem contar que essa linha demora bastante para passar, mais de uma hora", relatou.

Além do perigo e da demora, mais passageiros utilizando as mesmas linhas resultam em ônibus  cheios, contrariando as recomendações de distanciamento social para a prevenção da Covid-19. 


				
					Linhas de ônibus de João Pessoa seguem reduzidas, e passageiros reclamam
Passageiros reclamam de ônibus lotados em João Pessoa. Foto: Isabelle Mioto

(Passageiros reclamam de ônibus lotados em João Pessoa.Foto: Isabelle Mioto)

Rosângela que trabalha em um hospital na Torre conta que o 402, ônibus que passava por dentro do bairro, também foi suspenso. Atualmente, ela precisa descer na Avenida Epitácio Pessoa e cruzar a pé até o trabalho, ficando exposta a diversos perigos, sobretudo assaltos.

“Graças a Deus eu nunca fui assaltada, mas alguns colegas meus já foram, enquanto faziam esse percurso”.

Para Karollina Soares, do Bessa, a situação é diferente, mas o problema é semelhante. O 603, que levava os moradores do bairro para o Centro foi substituído por uma linha que para no terminal do Val Paraíso. Agora, quem deseja ir para o Centro, precisa ir para o terminal do Bessa para pegar o 601 ou 513.

Quem trabalha nos bairros próximos à orla no turno da noite e precisa voltar para bairros da Zona Sul encontra dificuldades. Vera Medeiros, por exemplo, trabalha como bartender no Bessa e volta de madrugada para o Geisel. Antes, pegava o 510 e o circular na integração. Agora, precisa pagar um motoboy para chegar em casa com rapidez e segurança. "Pegava 510 e circular na integração (que era seguro), ia uma galerinha junta, o pessoal que trabalha nos bares, quiosques, na feirinha de Tambaú. Ou seja, da praia para a região sul, Funcionários, Grotão, Geisel, Etc. Vou ter que pegar motoboy para voltar para casa", relatou.

Sintur-JP e Semob-JP acompanham o caso

O Sintur-JP informou ao JORNAL DA PARAÍBA que está acompanhando o retorno gradual com a Semob, para adequar a oferta de linhas à demanda de passageiros. O órgão ainda afirma que a frota, ou seja, o número de ônibus em atividade, opera entre 85% e 90% da totalidade. Já os passageiros transportados equivalem a 55% do transportado antes da pandemia.

Semob-JP reforça operação noturna

Tendo em vista o aumento da demanda de usuários do transporte público, especialmente com o retorno das atividades estudantis presenciais, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) ampliou a operação noturna. A partir da terça-feira (5), a operação noturna foi reforçada em 15 linhas de ônibus, beneficiando moradores de pelo menos 45 bairros da cidade. O reforço acontece nos horários entre 19h e 22h50.

Linhas que terão viagens extras

Linhas que terão viagens extras:

  1. 303 (Mangabeira/Pedro II)
  2. 203 (Mangabeira VII/Rangel)
  3. 521 (Manaíra/Bessa)
  4. 600 (Val Paraíso)
  5. 204 (Cristo/Rangel)
  6. 5600 (Mangabeira Shopping)
  7. 120 (Parque do Sol)
  8. 401 (Altiplano)
  9. 604 (Ipês/Ayrton Senna)
  10.  523 (Colinas do Sul/Epitácio)
  11.  109 (Rua do Rio)
  12.  507 (Cabo Branco)
  13.  503 (Padre Zé)
  14.  506 (Bairro dos Estados)
  15.  512 (Bairro São José)
Imagem

Luana Silva

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp