icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

MPPB denuncia 32 pessoas por integrarem facção criminosa no Sertão da Paraíba

Organização criminosa tem diversos crimes que pesam contra os integrantes, como lavagem de capitais, homicídios e controle territorial armado em Patos

Publicado em 20/02/2026 às 15:48


				
					MPPB denuncia 32 pessoas por integrarem facção criminosa no Sertão da Paraíba
MPPB denuncia 32 pessoas por integrarem facção criminosa no Sertão da Paraíba - Foto: MPPB.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou 32 pessoas por integrarem uma facção criminosa do tráfico de drogas que tinha uma atuação voltada na região de Patos, no Sertão da Paraíba. O processo tramita em segredo de Justiça.

De acordo com a denúncia, a organização criminosa tinha uma atuação voltada à prática de crimes como o próprio tráfico de drogas, lavagem de capitais, e que é apontada como a principal responsável pela onda de homicídios e pelo controle territorial armado.

As informações para a denúncia foram retiradas do inquérito da Polícia Civil, que investigou essas pessoas, no âmbito da Operação Parabellum, que aconteceu no ano passado. As investigações apontaram que as ações da facção eram ferramentas de "gestão criminal para punir traições e eliminar rivais".

Entre os denunciados estão um homem e uma mulher apontados como líderes dessa organização, que tem vinculos com o "Comando Vermelho", e que surgiu após uma briga de uma outra facção, a “Nova Okaida”, em 2023. Essas pessoas emitiam ordens de execuções e gerenciavam o tráfico de drogas na região, de dentro e fora de presídios.

Com a denúncia, o MP também solicitou a decretação e manutenção da prisão preventiva dos acusados, conforme outro pedido feito pela Polícia Civil. No argumento do órgão, essas prisões são necessárias porque os acusados têm indícios suficientes de autoria e prova da materialidade dos crimes.

Também foi informado que as prisões têm o objetivo de salvaguardar a ordem pública, "devido à gravidade dos fatos e à periculosidade dos autores". O juiz da 1ª Vara Mista de Patos vai analisar todos os pontos indicados pelo MP.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp