COTIDIANO
MPPB investiga abandono do Hotel Tambaú e riscos à saúde pública
Imóvel histórico, localizado na orla de João Pessoa, está sem manutenção e segundo denúncia, estaria gerando riscos ambientais e à saúde pública.
Publicado em 25/01/2025 às 9:33
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) iniciou uma investigação sobre o estado de abandono do Hotel Tambaú, localizado na Avenida Almirante Tamandaré, na orla de João Pessoa. O imóvel, que já foi um importante ponto turístico e de eventos na cidade, está sem manutenção e foi denunciado como possível criador de riscos à saúde pública, à segurança e ao meio ambiente local.
De acordo com a denúncia, o abandono do hotel teria contribuído para a formação de focos de mosquitos, agravando o cenário de poluição ambiental na área e colocando em risco a qualidade do ambiente e da saúde da população. Além disso, o estado de deterioração do imóvel geraria também questões relacionadas à segurança no entorno do edifício.
Como parte das investigações, o Ministério Público requisitou informações à Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (SEMAM) e à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) sobre quem seria o responsável pela gestão e manutenção do imóvel. O objetivo é identificar os responsáveis e cobrar providências imediatas para reverter a situação, garantindo a segurança e a saúde da comunidade local.
O JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a SUDEMA e a SEMAM solicitando uma posição sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.
Além disso, a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses foi notificada e tem um prazo de 10 dias úteis para apresentar as medidas já adotadas ou que estão sendo planejadas para solucionar o problema. A denúncia aponta que o abandono do hotel começou em agosto de 2024.
Sobre o Hotel Tambaú
Construído nas areias da praia de Tambaú na década de 1970, o Hotel Tambaú é um dos cartões postais da cidade, com seu projeto arquitetônico assinado por Sérgio Bernardes. O edifício tem 173 apartamentos, sendo quase todos com vista para o mar ou para os jardins internos. Sua localização privilegiada e estrutura já foram palco de importantes eventos do Estado.
No entanto, o hotel passou a ser alvo de uma disputa judicial pela sua posse, o que levou ao fechamento do estabelecimento e ao acúmulo de dívidas. A falta de manutenção nos equipamentos e na infraestrutura do imóvel gerou uma rápida deterioração do espaço, contribuindo para o atual estado de abandono.
A investigação do MPPB visa garantir que as autoridades competentes tomem as providências necessárias para impedir danos maiores ao meio ambiente e à saúde pública, além de buscar soluções para recuperar o local.
Comentários