COTIDIANO
Novo relator pede parecer da PGE sobre candidatura de Cássio
Ministro Aldir Passarinho pediu opinião da Procuradoria Geral Eleitoral sobre aplicabilidade da Lei Ficha Limpa na candidatura de Cássio Cunha Lima ao Senado.
Publicado em 29/09/2010 às 14:17 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:34
Karoline Zilah
O ministro Aldir Passarinho, novo relator do recurso de Cássio Cunha Lima (PSDB) contra a cassação de seu registro de candidatura ao Senado, solicitou o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) sobre o caso. O órgão deverá opinar sobre a liberação ou não da candidatura do ex-governador, que teve o mandato cassado.
Após quase duas semanas parado, o recurso voltou a definir o futuro do pleiteante ao Senado. Com o processo em mãos, a primeira providência do novo relator foi pedir que a PGE se manifestasse sobre a situação de Cássio.
O recurso apresentado pelo candidato diz respeito à impugnação de seu registro no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba com base na Lei Ficha Limpa. Ao chegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o processo foi distribuído para o ministro Marco Aurélio de Mello, a quem caberia a responsabilidade de julgar a aplicabilidade da lei para o candidato.
O caso ainda não foi julgado porque a coligação Paraíba Unida, encabeçada por José Maranhão (PMDB), pediu um novo relator. Aurélio foi o único ministro a votar contra o projeto de lei Ficha Limpa, que torna inelegíveis políticos condenados em órgãos colegiados por crimes considerados graves.
Comentários